"Acredito que a exigência do Sérgio Conceição é ainda maior do que a de Mourinho"
Em declarações a O JOGO, o "Ninja" coloca o nível de exigência do atual técnico portista, de quem foi colega de equipa, num patamar superior ao do "Special One", que orientou o duo no Dragão.
Corpo do artigo
O FC Porto vai tentar prolongar o arranque de época imaculado que tem protagonizado, no domingo, frente ao Rio Ave, numa partida que pode adquirir um significado especial para Sérgio Conceição.
Conceição aponta à 200.ª vitória no FC Porto depois de superar o Sporting pela terceira vez seguida. Derlei faz o paralelismo com o último treinador a lográ-lo
Se somar os três pontos, o treinador chegará à redonda marca de 200 vitórias ao leme portista, num total de 276 jogos. Porém, o 199.º triunfo, alcançado na receção ao Sporting (3-0), também teve contornos de notoriedade, uma vez que, pela primeira vez em 19 anos, os dragões conseguiram bater o rival leonino três vezes consecutivas. O último técnico a consegui-lo havia sido José Mourinho, outro nome com lugar de destaque no livro de ouro azul e branco, e, com base nessa façanha, O JOGO desafiou Derlei, um velho conhecido do duo, a traçar paralelismos entre o agora treinador da Roma e Conceição.
"A semelhança entre eles passa pela exigência, que é muita em ambos os casos. Mas acho que o Sérgio até será mais exigente, principalmente com os jogadores que chegam ao FC Porto e precisam de encontrar o seu espaço e de mostrar trabalho. Acredito que a exigência do Sérgio é ainda maior do que a de Mourinho", vinca o "Ninja" ao nosso jornal.
"O estilo é claro: não exige dos outros sem exigir primeiro dele próprio. Já era assim como jogador"
Ainda assim, Derlei considera que os técnicos têm "perfis diferentes". "Cada um tem o seu estilo e o Sérgio, talvez por ser treinador há menos anos do que Mourinho, é mais participativo, sente e vive mais o jogo no banco. O estilo é claro: não exige dos outros sem exigir dele próprio primeiro. Já como jogador era assim", lembra o antigo avançado, que partilhou o balneário do FC Porto com Conceição em 2003/04, uma altura em que os dragões eram orientados pelo "Special One". Aliás, o brasileiro considera que os anos que Sérgio passou no clube como atleta o ajudaram de sobremaneira para o cargo que desempenha atualmente. "Ele já tinha o espírito portista dentro dele. Quando foi para Itália, como jogador, levou esses ensinamentos. Como treinador, só teve de transportar para os jogadores a tal mística", explica.
"É natural que o Sérgio seja cobiçado no estrangeiro, mas vejo-o numa situação diferente, pelo amor que tem ao clube. Enquanto lhe derem condições, vai continuar"
Sérgio Conceição cumpre a sexta temporada no banco do FC Porto, algo cada vez mais raro nos dias que correm, mas Derlei acredita que a história terá mais capítulos. "Imagino que possa ficar muitos mais anos! [risos] Sempre esteve identificado com a casa e trouxe equilíbrio ao clube numa fase em que o FC Porto necessitava. É natural que seja cobiçado no estrangeiro, mas vejo-o numa situação diferente, pelo amor que tem ao clube. Enquanto lhe derem condições, o Sérgio vai continuar", acrescenta o "Ninja".
Certo é que Conceição arrisca tornar-se, ainda em 2022/23, no treinador com mais jogos de sempre ao serviço do FC Porto. Faltam-lhe 47 para apanhar o histórico José Maria Pedroto no topo da lista, mas, entretanto, pode lograr outro feito: passar a ser o técnico mais vitorioso dos dragões. Para tal, necessita de chegar aos 216 triunfos, mais um do que o "Zé do Boné". O 200.º pode surgir já no domingo...
15119338
15119402