A renovação contratual do central ficou acertada nos últimos dias e salvaguardou a posição do clube, facilitando a entrada direta no onze de Amorim.
Corpo do artigo
A estreia de Eduardo Quaresma na equipa principal do Sporting era uma questão de tempo, uma intenção firme do técnico Rúben Amorim, mas foi a obtenção de um acordo para a renovação contratual, nos últimos dias, o gatilho que empurrou definitivamente o jovem defesa-central para a titularidade já contra o V. Guimarães.
12279970
E em campo, apesar da juventude, não defraudou as expectativas.
Quaresma tirou do onze Luís Neto, internacional português que estava em crescendo e a afirmar-se no onze antes da paragem (só falhou o Aves por suspensão, sendo rendido nessa partida por Ilori) e acrescentou à equipa qualidade nas saídas, fruto da eficácia de passe, da serenidade e autoconfiança com a bola no pé, ajudando de forma segura a fechar o centro-direita do setor recuado com assertividade nas interceções e recuperações, além do sucesso nos duelos mais físicos e da velocidade (ver quadro). "A estreia de um menino que sempre sonhou com isto. Não foi o resultado que merecíamos, mas vamos dar mais", prometeu o camisola 72 nas redes sociais.
Mas a SAD tinha receio de ver o central valorizar-se antes de chegar a um entendimento para extensão do vínculo que lhe garantiria outra segurança para enfrentar abordagens no mercado de transferências, pois Eduardo Quaresma há algum tempo que está referenciado por tubarões europeus - na sexta-feira a Sky Sports avançou que três emblemas do principal escalão inglês, dois deles do Top-5 perguntaram pelo atleta depois de o verem em Guimarães.
O acordo ainda não foi oficializado, mas Quaresma, apurou O JOGO, vai passar a auferir 120 mil euros por época (ao nível de por exemplo o titular Luís Maximiano), com vínculo ampliado até 2025 e cláusula que pode ir dos 45 aos 60 milhões de euros. Um acerto que minimizou o risco para a SAD, salvaguardou uma posição vantajosa em termos de futura negociação e "empurrou" o camisola 72 para a titularidade. E Amorim não ficou desiludido: "Sentiu-se bem, tranquilo. Fez excelente jogo."