Recorde tudo sobre a AG do Sporting que confirmou expulsão de Bruno de Carvalho
Os sócios do Sporting confirmaram este sábado, em Assembleia Geral, a expulsão de Bruno de Carvalho, ex-presidente do clube, e também de Alexandre Godinho, ex-membro do Conselho Diretivo.
Corpo do artigo
22h39 - Rogério Alves aborda a polémica numeração do boletim de voto e outros temas.
11085635
11085665
22h23 - Confrontos entre sócios do Sporting e a polícia nas imediações do João Rocha. Saiba mais AQUI
22h17 - Irmão de Bruno de Carvalho reage:
11085586
22h00 - Confirma-se: Bruno de Carvalho expulso de sócio do Sporting. Saiba mais detalhes AQUI
21h50 - Vão ser anunciados os resultados da votação no pavilhão.
20h25 - Alguns sócios mantêm-se no pavilhão por questões de segurança, depois dos momentos de tensão que se viveram durante a tarde.
20h02 - Já se contam os votos.
19h46 - Mais de cinco mil sócios acreditados na AG do Sporting. Saiba mais AQUI
19h31 - Frederico Varandas abandona o pavilhão João Rocha.
19h30 - Acreditações para votação encerradas no pavilhão João Rocha. Quem estiver na fila para entrar ainda o pode fazer, quem chegar depois disso, já não exercerá o seu direito.
19:27 - As imagens da tensão na Assembleia Geral do Sporting:
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/07/assembleia_geral_sporting_cp_6_julho_2019_20190706192453/hls/video.m3u8
19:20 - Advogado de Bruno de Carvalho fala em "apoio massivo". LEIA AQUI
18:45 - João Benedito, ex-atleta e ex-candidato à presidência, tal como Miguel Albuquerque, diretor geral para as modalidades do Sporting, exerceram o seu direito de voto.
18:30 - Rogério Alves assegura, perante as questões que lhe foram colocadas sobre o número de identificação nos boletins, que teve a garantia por parte dos serviços que os sócios não podem ser identificados com os mesmos.
18:25 - Há 4710 sócios inscritos para votar, estão 1238 no Pavilhão João Rocha.
18:19 - Rogério Alves esclarece, primeiro, que os votos brancos/nulos não influenciam a percentagem.
18:17 - Fim das intervenções no Pavilhão João Rocha. Rogério Alves pergunta ao Conselho Diretivo e Conselho Fiscal se querem prestar algum tipo de declaração e é-lhe dito que não. O presidente da Mesa da AG vai agora responder a alguns sócios.
18:09 - Rogério Alves pede calma aos sócios presentes no recinto.
18:03 - Ânimos aquecem no Pavilhão João Rocha: após o aumento de tensão na pista, seguranças imobilizam alguns sócios leoninos mais exaltados na pista. Chegou a haver tentativa de confrontos físicos.
17:45 - Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral, rebate as acusações sobre o número de identificação nos boletins, explicando que é uma medida implementada para que não haja falsificação nem duplicação dos mesmos.
17:40 - Já estão acreditados 4122 sócios. De recordar que, na AG de dezembro, estiveram 3960.
17:36 - Algum ambiente de tensão entre defensores de Bruno de Carvalho e outros sócios. "Mundo sabe que", cantam os primeiros.
17:35 - De recordar que, tal como foi informado aos sócios através de e-mail, a hora designada para o fim da acreditação e entrada no Pavilhão João Rocha está fixada nas 19h30, sendo esta admitida para quem esteja na fila a essa hora.
17:00 - Número total de sócios inscritos para falar: 40.
16:51 - "Nem no tempo do fascismo e do Estado Novo se expulsaram sócios sem nota de culpa e antes de serem ouvidos", disse um sócio na sua intervenção, dirigindo-se à Mesa.
16:48 - A irmã de Bruno de Carvalho acusou Rogério Alves de lhe cortar a palavra, mas ele não está a deixar ninguém exceder o tempo de intervenção. Foi o que aconteceu.
16:32 - Estão acreditadas 2918 pessoas para votar.
16:05 - Continuam as intervenções e pede-se à mesa que seja aprovada, no final da Assembleia Geral, a ata desta assembleia.
15:47 - Alguns sócios protestam contra o número de identificação existente nos boletins de voto.
15:27 - O pai e irmã de Bruno de Carvalho já falaram aos sócios e defenderam o trabalho realizado pelo ex-presidente.
15:23 - Já entraram no pavilhão 1539 associados.
15:11 - Ambiente de alguma tensão. A votação já foi iniciada e há muitos sócios a inscreverem-se para tomar a palavra.
15:09 - Rogério Alves dá início a AG. Foram apresentados vários requerimentos para que a votação só fosse aberta depois das intervenções dos sócios, mas o líder da Mesa da AG revela que não os aceitou.
15:00 - Nesta AG, a segurança é bastante apertada, quer fora quer dentro do pavilhão dos leões.
14:58 - Há muita gente a entrar para a AG, mas sem quaisquer problemas no processo de acreditação.
14:57 - Rui e Alexandra, pai e irmã de Bruno de Carvalho, estão presentes na Assembleia.
14:56 - Neste momento espera-se pelas 15h00 para o início dos trabalhos, uma vez que não há quórum.
14:45 - Bruno de Carvalho discorda do modo de funcionamento escolhido pela Mesa da Assembleia Geral, por considerar que a votação no Pavilhão João Rocha não deveria iniciar-se antes de concluir a apresentação da sua defesa -- para a qual dispõe de 15 minutos --, o mesmo sucedendo com o seu antigo vice-presidente Alexandre Godinho, que também enfrenta a expulsão de associado.
14:40 - Bruno de Carvalho, de 47 anos, tornou-se o primeiro presidente leonino a ser destituído em 113 anos de história do Sporting, tendo sido posteriormente suspenso por 12 meses, o que inviabilizou a possibilidade de se candidatar às eleições de 8 de setembro, nas quais foi eleito Frederico Varandas.
14:35 - Em 23 de junho de 2018, Bruno de Carvalho anunciou publicamente que não iria participar na AG, mas acabou por comparecer na sessão plenária em que foi decidida a sua destituição da presidência do Sporting, que ocupou entre 2013 e 2018, com 71,36% dos votos.
11084186
14:32 - Bruno de Carvalho foi constituído arguido no processo de investigação judicial ao ataque à academia de Alcochete, em 15 de maio de 2018, em que foram agredidos futebolistas e técnicos, esteve na base da maior crise institucional do clube e que, no limite, provocou a sua queda e culminou na expulsão de sócio, cujo capítulo final é conhecido hoje, com a votação do recurso.
14:30 - Os sócios do Sporting decidem este sábado se Bruno de Carvalho é expulso do clube, ao pronunciarem-se em assembleia geral (AG) extraordinária sobre o recurso do ex-presidente, que já anunciou a intenção de não comparecer.