AG do Sporting pautou-se pela rapidez e faltaram respostas a muitas perguntas
Corpo do artigo
Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SAD, declarou aos jornalistas e também hoje, oficialmente publicado no Jornal Sporting, que a última AG da SAD do Sporting decorreu sem grandes questões. Atalhou mesmo que ningúem “questionou a filosofia ou as virtudes da operação” da antecipação para a conversão dos VMOC que expiravam em 2026. A O JOGO chegaram reivindicações de visões contrárias. Acionistas, em conversa com o nosso jornal, declararam que foram feitas perguntas e salientadas algumas discordâncias em relação à política financeira e à pressa em fechar-se o capítulo das VMOC sem outro desconto por ação. Foi também condenada a falta de transparência dos documentos oficiais, uma vez que não foi dito, de forma explícita, que cada ação foi recuperada por 30 cêntimos.
A O JOGO, alguns acionistas lamentam a postura do administrador financeiro, Salgado Zenha, que, por diversas vezes, respondeu “a pergunta está fora da ordem dos trabalhos”, o que acelerou o processo da AG, mas não permitiu que os acionistas se sentissem esclarecidos. Uma das questões que não foi colocada foi exatamente a entrada de um investidor, no caso o Chelsea, uma vez que Zenha não se prestou a responder às perguntas anteriores. André Bernardo e Frederico Varandas não intervencionaram durante a reunião.
Relativamente ao empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros, também advogam que foi feita uma pergunta relativamente ao texto da proposta, pelo que também entendem que não corresponde à verdade Ayala dizer que não houve perguntas acerca do ponto 3 da ordem de trabalhos.
Estiveram 13 acionistas nessa AG, que durou pouco mais de 45 minutos, e a Holdimo não marcou presença.
A conversão dos VMOC e o empréstimo obrigacionista foram aprovados por larga maioria. Representaram 99,98 por cento dos votos dos presentes na reunião, uma situação previsível face ao grande controlo que o Sporting tem hoje da sua SAD (88%), uma bandeira de Frederico Varandas nos últimos anos.