O Académico de Viseu garantiu a manutenção e subiu ao nono lugar, com 43 pontos, enquanto Penafiel manteve a sétima posição, com 45.
Corpo do artigo
Um golo de Fernando Ferreira, aos 90+3 minutos, valeu este sábado ao Académico de Viseu, há muito reduzido a 10, um triunfo por 2-1 na receção ao Penafiel e a manutenção na II Liga de futebol, à 33.ª jornada.
No duelo entre dois dos melhores goleadores da II Liga, marcou primeiro Pires, o seu 16.º na prova, adiantando o Penafiel, aos nove minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta na área de André Baumer sobre Fábio Abreu.
Mas, a vantagem durou apenas seis minutos, o tempo que Nsor necessitou para restabelecer a igualdade, de cabeça, após cruzamento de Luisinho, marcando o seu 15.º golo na II Liga.
Perante um Penafiel a apostar em rápidas saídas e, contra-ataque, o jogo entrou numa fase de maior posse de bola dos viseenses, que, aos 39 minutos, quase marcaram, num forte remate de Luisinho que embateu com estrondo no poste direito.
A tendência manteve-se no segundo tempo, até à expulsão de Kevin Medina, aos 58 minutos, com o árbitro António Nobre a considerar faltosa a entrada do colombiano sobre Fábio Abreu, que seguia isolado para a baliza de Ricardo Janota.
O jogo ficou mais dividido, mas os viseenses sabiam que só a vitória selava hoje a manutenção, e foram atrás do golo, que poderia ter acontecido aos 85 minutos, com João Mário a cabecear e José Costa a defender sobre a linha de baliza.
Já na compensação, aos 90+3 minutos, explosão de alegria no Fontelo, com Luisinho a ganhar na direita e a servir Fernando Ferreira, que rematou forte e colocado.
O Académico de Viseu garantiu a manutenção e subiu ao nono lugar, com 43 pontos, enquanto Penafiel manteve a sétima posição, com 45.
Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Académico de Viseu - Penafiel, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Pires, 09 minutos.
1-1, Nsor, 15.
2-1, Fernando Ferreira, 90+3.
Equipas
- Académico de Viseu: Ricardo Janota, Tiago Almeida, André Baumer, Kevin Medina, Nélson Lenho (Lucas Sousa, 60), Diogo Santos, Fernando Ferreira, Paná, Luisinho (Bruno Loureiro, 90+8), João Mário e Nsor (João Victor, 90).
(Suplentes: Elísio, Tomé, Lucas, Barry, Latyr Fall, João Victor e Bruno Loureiro).
Treinador: Rui Borges.
- Penafiel: José Costa, Pedro Lemos, Vini, Luís Pedro, Daniel Martins (Leandro, 46), Tiago Gonçalves, Rafa Sousa (Areias, 89), Ludovic (Yuri Araújo, 81), Gustavo Costa, Fábio Abreu e Pires.
(Suplentes: Ivo, Leandro, Caetano, Yuri Araújo, João Paulo, Areias e Cristian).
Treinador: Armando Evangelista.
Árbitro: António Nobre (AF Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro (51), Fernando Ferreira (64), João Mário (67), Gustavo (76) e Vini (88). Cartão vermelho direto para Kevin Medina (58).
Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.