Académica mantém base da equipa da época anterior para atacar subida de divisão
As saídas mais sonantes são as do guarda-redes Ricardo Ribeiro e a do médio Chiquinho.
Corpo do artigo
A Académica vai manter a base da equipa da época anterior para atacar a subida à I Liga, da qual foi despromovida há duas épocas, mas apresentou um reforço de peso, o internacional português Hugo Almeida.
O antigo jogador do FC Porto, de 34 anos, que representava os croatas do Hajduk Split, constitui mesmo a grande surpresa do clube liderado por Pedro Roxo, que apostou em manter a "espinha dorsal" da última temporada.
No plantel, vão manter-se o médio Ricardo Dias, os avançados Marinho e Djoussé, os defesas Zé Castro, Mike e Nélson Pedroso, jogadores que foram muito utilizados na época anterior, na qual a briosa ficou na quarta posição da II Liga, com 63 pontos, menos três do que o segundo, o Santa Clara, que ocupou a última vaga de acesso à I Liga.
"Tentámos manter a base do ano passado, numa aposta de estabilidade, porque temos a convicção de que a equipa da temporada passada tinha muito valor", disse à agência Lusa o presidente da briosa.
As saídas mais sonantes são as do guarda-redes Ricardo Ribeiro, transferido para o Paços de Ferreira, que desceu de divisão e vai competir na II Liga, e a do médio Chiquinho, um dos jogadores mais influentes na época passada, contratado pelo Benfica.
Apesar de ter contrato com o clube, o ex-capitão João Real não faz parte dos planos do treinador Carlos Pinto, que no final da época sucedeu a Quim Machado, o terceiro técnico da temporada anterior, depois de Ivo Vieira e Ricardo Soares.
"Temos de ter a consciência da situação financeira que o clube atravessa, pelo que o orçamento para a nova época é o possível, embora idêntico ao do ano passado", disse o presidente da direção.
Para Pedro Roxo, a Académica "é, naturalmente, sempre um candidato à subida de divisão e não esconde isso, assumindo a grandeza da história do clube, pelo que joga todas as partidas para ganhar".
"Sabemos que há equipas com orçamentos bem superiores, mas isso não retira ambição à Académica", sublinhou.
Plantel provisório da Académica para 2018/19:
- Guarda-redes: Peçanha (ex-Académico de Viseu), Júlio Neiva (ex-Oleiros).
- Defesa: Mike, Nélson Pedroso, Zé Castro, Brendon. William Soares (ex-Omonia), Joel Ferreira (ex-Estoril) e Hugo Ribeiro (ex-Oleiros).
- Médios: Ricardo Dias, Fernando Alexandre, Guima, Ki, Teles, Zé Paulo (ex-Aadémico de Viseu) e Reko (ex-Gil Vicente).
- Avançados: Djoussé, Marinho, Traquina, Hugo Almeida (ex-Hajduk Split).
Treinador: Carlos Pinto (ex-Santa Clara).