José Manuel Neves, candidato único às eleições do dia 22, revelou a O JOGO que a organização da prova selecionou espaço a concluir até 2026. O crescimento do futebol feminino e da formação será determinante para concretizar o objetivo de aumentar os atletas inscritos na maior associação distrital do país
Corpo do artigo
Candidato único às eleições da AF Porto, no dia 22, José Manuel Neves diz que uma das bandeiras do novo mandato é a construção da academia, que será um dos centros de treinos no Mundial’2030.
Confirma que a academia foi escolhida como centro de treinos para o Mundial de 2030?
-É verdade. Foi com satisfação que hoje [ontem] recebemos, por parte da Federação Portuguesa de Futebol, que a Academia da Associação de Futebol do Porto foi selecionada para integrar a lista da FPF, da Real Federação espanhola e da Federação de Marrocos como um centro de treinos para as seleções que nos visitarem. É um sinal da importância da Academia.
Após quatro anos à frente da AF Porto, o que o motiva a prosseguir?
-Iniciámos as obras de um espaço nuclear, a Academia da associação. Estará concluída durante 2026, e, por isso, não era agora que poderia dizer que não continuava.
A associação tem 44 mil atletas e 487 clubes. Qual é a meta principal?
-A meta será chegar aos 50 mil atletas nos próximos quatro anos. O futebol feminino tem um espaço para crescer. Nos 44 mil inscritos temos três mil no feminino. A taxa de feminização é de cerca de 6,8 por cento, o que significa que há um grande caminho a percorrer. A base de crescimento está no futebol, no futsal feminino e na formação.
O que destaca do percurso efetuado?
-Desde a pandemia, a associação duplicou o número de atletas e de clubes. Orgulhamo-nos de nenhum clube ter definhado até à morte em plena pandemia. E o apoio de algumas entidades, como a FPF, os municípios e o IPDJ, foi fundamental para não desaparecer qualquer clube.
O que mais pretende neste mandato de quatro anos?
-A marca Associação de Futebol do Porto é extremamente importante. Queremos potenciar a marca da associação. Isso significa que a organização da associação terá de modernizar-se tendo em vista os próximos anos.
O que significa modernizar a associação?
-Quero dizer que é necessário uma modernização global. A formação, por exemplo, é uma prioridade. Temos de dotar a nossa organização de meios humanos e de outro tipo de meios, nomeadamente digitais, porque vivemos na época do digital. E, assim sendo, terá de ser uma associação que trabalha no presente mas à escala do futuro.
Investimento de oito milhões
A Academia da Associação de Futebol do Porto, situada na Prelada, no Porto, junto à VCI, terá um investimento de oito milhões de euros. A primeira fase da obra termina dentro de quatro meses, seguindo-se um concurso público para a construção dos campos de futebol - dois sintéticos e dois de relva natural, um deles para treino de guarda-redes - e de um edifício multifunções. “Será um espaço que vai receber atletas, dirigentes, árbitros, autarquias locais, escolas e a universidade”, destacou José Manuel Neves.