Avançado esteve quase um ano parado por lesão e, neste regresso, ainda não encontrou espaço para regressar aos preferidos de Sérgio Conceição.
Corpo do artigo
Com 11 jogadores nas seleções, três (Marega, Pepe e Sérgio Oliveira) lesionados e ainda Zé Luís ausente para tratar de assuntos pessoais, Sérgio Conceição optou por dar ritmo aos jogadores que ficaram no Olival, nomeadamente aqueles que não têm sido primeira opção do FC Porto: Mbaye, Saravia, Mbemba, Manafá, Loum, Bruno Costa, Otávio, Soares e Aboubakar.
Para isso, integrou-os no jogo-treino que a equipa B disputou contra o Gil Vicente em Pedroso, sexta-feira de manhã. A resposta foi bastante positiva, com particular relevo para Aboubakar, que além de jogar 45 minutos, ainda marcou o golo com que os dragões saíram a ganhar para o intervalo.
O principal objetivo de Sérgio Conceição foi aproximar estes jogadores do nível físico dos que têm sido titulares, mas também dar confiança a quem mais precisa. Aboubakar é um caso muito evidente. O jogador esteve quase um ano parado por lesão e, neste regresso, ainda não encontrou espaço para regressar aos preferidos de Sérgio Conceição, precisamente porque não está na forma ideal.
11276801
Há pouco mais de duas semanas foi jogar pela equipa B contra o Varzim, mas precisa de mais tempo e dos minutos que, nesta fase, só os treinos de conjunto e jogos-treino lhe podem oferecer. O camaronês esforçou-se, foi premiado com o golo e deu mais um pequeno passo no sentido de voltar, contudo ainda faltam algumas semanas até que possa realmente lutar por um lugar e ser reforço interno para Sérgio Conceição.
Calma é o que lhe recomendam, apesar dos indícios bastante positivos (o adversário era de I Liga e até já ganhou ao FC Porto de forma oficial), que permitem ao africano ganhar confiança para a dura missão de recuperar um lugar de destaque nos azuis e brancos. "Abou" ficou realmente muito feliz pelo tento e está mais animado para o que aí vem.
Mbemba, Loum e Saravia foram outros dos que aproveitaram bem esta paragem. O congolês não precisa de se adaptar, mas com Pepe ainda em tratamento e em dúvida para Portimão, ganhou rodagem para estar mais preparado para avançar, se assim for preciso.
11273670
Loum esteve parado mais de um mês por lesão, regressou na semana passada na equipa B e confirmou estar a cem por cento e disponível para ser convocado. Saravia, que não foi à seleção argentina para melhor se adaptar ao clube, teve mais 45 minutos para perceber o futebol português e adaptar-se à exigência de Sérgio Conceição, que entregou o comando do treino (era da equipa B) a Rui Barros, ainda que tenha assistido a tudo da bancada.
Resta dizer que Pedro Justiniano (central) e Madi Queta (extremo) completaram o onze de jogadores da equipa principal. Após o intervalo, Rui Barros lançou uma equipa totalmente diferente e composta, na totalidade, por jogadores da equipa B. O Gil Vicente aproveitou para marcar dois golos e venceu por 2-1, mas não revelou qualquer informação sobre a sessão.