Aboubakar, antigo companheiro do central espanhol, confessou-se, a O JOGO, muito feliz pelo regresso do central espanhol à competição, destacando o profissionalismo e o caráter
Corpo do artigo
Vincent Aboubakar, hoje a jogar no Hatayspor, da Turquia, com 33 anos, falou a O JOGO do momento especial que foi o regresso à competição de Marcano, na visita do FC Porto ao terreno do Arouca, no último fim de semana.
Resposta dada no regresso aos relvados, 533 dias depois, abre excelentes perspetivas para repetir a titularidade em Braga. Acrescenta experiência a uma equipa jovem e que precisa de estabilizar.
O camaronês foi companheiro do espanhol durante várias épocas no Dragão e também ele viveu momentos críticos com graves lesões, pelo que sabe bem o complicado que foi para o defesa estar tanto tempo afastado dos relvados. Por isso, o avançado, que fez o gosto ao pé por 58 vezes nos azuis e brancos , quis deixar palavras encorajadoras para o central de 37 ano, por quem tem uma consideração altíssima.
“É um jogador exemplar em termos de profissionalismo e é um líder nato”
“É um jogador exemplar em termos de profissionalismo e é um líder nato. Gosto do seu estado de espírito, assim nos foi habituando a todos que com ele conviviam, assente numa profunda resiliência independentemente dos momentos difíceis que cruzam o seu caminho”, vincou Aboubakar numa curta conversa com o nosso jornal, em que mostrou um apoio categórico ao espanhol. “Espero que ele nunca duvide das suas qualidades. É, sobretudo, um tremendo competidor. Esses períodos mais duros das lesões só fortalecem o seu caráter. Desejo-lhe toda a sorte, muitos jogos e continuidade no meu clube favorito, o FC Porto”, explanou.
“Ele sabe colocar as coisas e tudo o que lhe acontece em perspetiva. Espero que nunca duvide das suas qualidades”
A resposta dada por Marcano ao fim de 533 dias de inatividade, devido a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito (ficou com a carreira em risco, já que em 2020 tinha sofrido a mesma lesão), foi bastante positiva e tudo indica que o capitão repetirá a titularidade no importante encontro em Braga, depois da amanhã. Não é seguro que aguente os 90 minutos - em Arouca foi rendido aos 75’ por Zé Pedro -, mas a experiência e voz de comando que acrescenta a uma equipa bastante jovem é algo de que Martín Anselmi não pretende abdicar. E a verdade é que neste primeiro capítulo da nova “vida” do central, o FC Porto conseguiu manter a baliza inviolada.
A 15 de setembro de 2023, Marcano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e, no longo período de recuperação, perdeu um total de 80 jogos do FC Porto
Para Aboubakar, a resiliência é mesmo a principal característica do antigo companheiro que tem um passado de lesões graves, mas que nunca se deixou derrubar pelo infortúnio. “É um jogador que sabe colocar as coisas e tudo o que lhe acontece em perspetiva. Eu estava lá quando se magoou seriamente pela primeira vez. Não foi fácil, mas conseguiu voltar, aceitando as dificuldades do processo. Isso construiu o seu caráter, mostrou a sua superação, a paciência. Voltou a fazer o mesmo, estou muito feliz por ele, porque é uma grande pessoa, que sabe viver em sociedade”, concluiu o avançado que na semana passada esteve em Portugal e aproveitou para treinar no Rebordosa, modesto clube da AF Porto que milita no Campeonato de Portugal e onde atua o primo Aboubakar Njoya.