Com apenas quatro minutos de utilização na equipa principal, o avançado perdeu o espaço que tinha. Jogo da Taça de Portugal, com o Coimbrões, surge como uma das poucas oportunidades para competir
Corpo do artigo
Aboubakar aproveitou os três dias de folga concedidos por Sérgio Conceição, na sequência da paragem competitiva, para dar um salto a Istambul, onde visitou alguns amigos e, inclusive, aproveitou para cortar o cabelo.
As imagens rapidamente surgiram nas redes sociais e a Imprensa turca também não tardou a recuperar os rumores do interesse do Besiktas, apontando para uma nova investida no mercado de inverno, recordando ainda o pouco tempo de utilização que tem no FC Porto esta temporada.
A viagem à Turquia foi apena de lazer, mas o facto de ter representado o Besiktas em 2016/17 e de ter estado com um pé no mesmo clube em agosto, fez disparar as especulações em torno de um eventual regresso do africano ao futebol turco.
No verão, o clube de Istambul recuou na intenção de o contratar por não ter a certeza sobre o estado físico do jogador e a verdade é que Aboubakar só foi utilizado durante quatro minutos na receção ao Krasnodar. Cinco dias depois fez 90" pela equipa B - os primeiros em 11 meses -, mas depois não mais voltou a ser convocado, quer para a equipa principal, quer para a B.
Aboubakar ainda só somou quatro minutos pela equipa principal na receção ao Krasnodar, mais 90" pela equipa B, contra o Varzim, na II Liga
Afastado das opções de Sérgio Conceição, Aboubakar poderá procurar uma saída já no mercado de janeiro. Até lá muito pode acontecer. O jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal com o Coimbrões, a 19 de outubro, surge como uma oportunidade para Aboubakar somar minutos. Recorde-se que na Taça da Liga, contra o Santa Clara, nem para o banco foi.
A perda de espaço no grupo é por demais evidente e se ficar de fora no jogo da Taça de Portugal, a eventual vontade de o jogador procurar uma saída no mercado de inverno deverá sair reforçada.
Desde que sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo, lesão que o atirou para o bloco operatório há um ano, Aboubakar nunca mais mostrou estar nas condições ideais. A chegada de Zé Luís e a "promoção" de Fábio Silva para o plantel principal também não ajudaram o camaronês, que esta a ter um início de época para esquecer.
11379450
O contrato que liga Aboubakar ao FC Porto termina em junho de 2021. A última renovação aconteceu em outubro de 2017, altura em que os dragões pagaram ao Llorient 7,2 milhões de euros pelos 60 por cento do passe que os franceses ainda detinham. Tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Sem os milhões da Champions, a SAD portista poderá aproveitar uma oportunidade no mercado de janeiro para realizar um encaixe financeiro. Mas para isso, Aboubakar tem de dar sinais de estar a 100 por cento fisicamente.
Adeptos aproveitaram visita
Os adeptos do Besiktas - clube que Aboubakar representou em 2016/17 - aproveitaram a oportunidade para tirar fotografias com o avançado na viagem à Turquia, imagens depois partilhadas nas redes sociais [ver acima].