Camaronês já treina para recuperar a condição física ideal que lhe permita voltar a ser opção nas próximas semanas.
Corpo do artigo
Aboubakar entrou na reta final da recuperação da rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo sofrida a 28 de setembro, em jogo da Liga contra o Tondela, e vai voltar a jogar já em abril, a tempo ainda de ajudar a equipa na fase das decisões.
Antecipou o "regresso" de folgas e ontem mesmo esteve no Olival para acelerar um processo que está quase no fim. O camaronês acredita que ainda vai a tempo de ser útil em 2018/19.
Nessa altura, o FC Porto ainda terá sete jornadas do campeonato para disputar, a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, contra o Braga, e pelo menos os quartos de final da Liga dos Campeões, ainda que o avançado camaronês não esteja inscrito na UEFA. Numa fase com tantos jogos importantes, é altamente improvável que Sérgio Conceição o lance imediatamente, mas abril será o mês da disponibilidade total do africano, que vai aproveitar esta paragem para os jogos de seleções para intensificar o processo. Aliás, o melhor marcador do FC Porto em 2017/18 (26 golos no somatório de todas as competições, mais três do que os marcados por Marega) antecipou o regresso ao trabalho e ontem mesmo já esteve no Olival.
Aboubakar vai completar seis meses de trabalho de recuperação no último dia deste mês e têm sido muito raras as folgas ao longo de todo este processo, tendo em conta, também, que nunca o avançado se negou a esforços no sentido de voltar o mais rapidamente possível. A boa disposição sempre o acompanhou e os resultados da equipa em muito contribuíram para que "Abou" não sentisse tanta pressão para antecipar o regresso. Em cada jogo no Dragão, o avançado esteve sempre com o grupo. As fotografias mais simbólicas (a do balneário no dia do triunfo sobre a Roma, por exemplo) provam o seu comprometimento.
Aboubakar está praticamente a cem por cento do ponto de vista clínico e vem completando a segunda "pré-época", para recuperar a melhor condição física.
Depois de uma fase de reposição da resposta neuromuscular que ajudou a estabilizar a articulação, o avançado também já treina para recuperar a condição física, com o objetivo de regressar às opções do treinador. Os exercícios de fortalecimento do quadríceps (músculos da frente da coxa), que fez durante algum tempo no ginásio, ajudaram a repor o equilíbrio muscular, mas o camaronês continua a consolidar a zona do joelho operada e a trabalhar os impactos provocados pela bola na fase de controlo, de condução e, sobretudo, de remate, a fim de repor todas as sensações motoras que lhe permitam evoluir normalmente.
As sessões de fisioterapia têm-se revelado essenciais para restaurar totalmente a articulação do joelho, a flexibilidade dos ligamentos e a força muscular, pelo que o avançado caminha a passos largos para recuperar os melhores índices ao nível da impulsão, aterragem e mudanças de direção, necessários para voltar em pleno. Aboubakar está praticamente a cem por cento do ponto de vista clínico e vem completando a segunda "pré-época", para recuperar a melhor condição física e, essencialmente, a confiança para evoluir no sistema de Sérgio Conceição, que exige um avançado no limite das suas forças.
https://www.instagram.com/p/Bid5qwcFxZf/
Continuidade assegurada para 2019/20
De qualquer forma, para Aboubakar a luz ao fundo do túnel já é visível e a esperança de ainda conseguir ajudar a equipa ganha cada vez mais força, numa altura em que o FC Porto reparte a liderança do campeonato com o Benfica e todas as opções se podem revelar úteis para que os azuis e brancos voltem a isolar-se na frente. O jogador espera ver os dragões na rota do bicampeonato até ao fim e acredita que ainda vai a tempo de vir a ser útil, seja como opção principal, seja em tempo parcial, como forma de fazer descansar algum dos seus colegas.
Certo é também que, em 2019/20, o jogador estará novamente na plenitude das suas faculdades e com muita vontade de recuperar o protagonismo perdido esta temporada com a lesão. Aboubakar é um dos avançados seguros no próximo plantel de Sérgio Conceição.
Reentra nas contas para a CAN
Os Camarões perderam a organização da Taça de África das Nações e têm de lutar por um lugar na fase final da prova, que será disputada no Egito entre 21 de junho e 19 de julho. Na última ronda (a 23 deste mês) recebem as Ilhas Comores e um empate basta para garantir vaga, pelo que Aboubakar terá justificadas ambições de estar presente. O avançado do FC Porto é um dos principais jogadores dos leões indomáveis e o capitão.
A confirmar-se o regresso aos relvados em abril, Aboubakar deverá ser chamado por Clarence Seedorf para disputar a CAN. Os Camarões, refira-se, são os campeões em título de uma prova que já conquistaram cinco vezes.