lano é vender o ponta-de-lança já nesta janela de mercado e a capacidade goleadora revelada nos sub-21 espanhóis serve de chamariz
Corpo do artigo
A reconstrução do plantel do Braga para atacar a época 2022/23 inclui a venda de Abel Ruiz. Esse é um dos pontos do plano traçado pela SAD arsenalista para a reabertura do mercado de transferências, estando disposta a analisar propostas para a saída do ponta-de-lança, duas épocas e meia depois de este ter chegado ao Minho.
Os agentes do internacional espanhol já estão a par das intenções do Braga e pesquisam o mercado em busca de pretendentes. A capacidade goleadora demonstrada ao serviço da seleção de sub-21 funciona como cartão de visita.
Ruiz tem sete golos em oito jogos na qualificação para o Europeu de sub-21. Marcou cinco no Braga em 2021/22.
A contratação de Abel Ruiz ao Barcelona custou oito milhões de euros, verba que está a ser paga de forma faseada até 2025, pelo que a SAD já deu indicações de que não analisará propostas abaixo desse calibre, sobretudo pelo potencial demonstrado pelo jogador ao serviço da "La Rojita".
Com efeito, o ponta-de-lança soma sete golos em oito jogos na fase de qualificação para o Europeu de sub-21, mais três assistências, um rendimento muito superior ao verificado com a camisola arsenalista; em 2021/22, Ruiz não foi além dos cinco golos, repartidos por 42 jogos. Em 2020/21, o rendimento do espanhol na Pedreira foi um pouco melhor, tendo chegado aos 11 remates certeiros.
Apesar de o contrato com o camisola 9 ser válido até junho de 2025, a SAD entende que esta é uma boa altura para negociar o jogador, que acabou ultrapassado por Vitinha, autor de 14 golos na época agora finda. O facto de o Braga já ter feito uma proposta ao Lens para tentar contratar Simon Banza (Famalicão) também deixa a descoberto os planos em relação a Abel Ruiz.
14928656