Alternância da titularidade entre os espanhóis permite antecipar que Mario González vai jogar de início em Paços de Ferreira e que Abel Ruiz ficará com o lugar no jogo com o Estrela Vermelha.
Corpo do artigo
A titularidade alternada entre Abel Ruiz e Mario González na frente de ataque do Braga obedece a um plano elaborado por Carlos Carvalhal, que pretende fomentar uma luta positiva entre os dois pontas de lança espanhóis e, ao mesmo tempo, gerir a condição física de ambos. O objetivo é ter os dois permanentemente em estado de alerta, disponíveis e em busca da titularidade.
Pontas de lança têm sido titulares à vez, desde o início da época. Carvalhal quer luta acesa pelos golos e gere condição física da dupla
Abel Ruiz começou por ser titular na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting, e depois cedeu o lugar a Mario González na primeira jornada da Liga Bwin, uma alternância que se manteve até agora e que resultou em igual número de jogos para ambos (cinco) e também em minutos de utilização próximos (291" para o primeiro, 236" para o segundo).
Por estar há mais tempo no clube e por conhecer melhor as dinâmicas pedidas pelo treinador, Abel Ruiz leva alguma vantagem sobre o compatriota e tem sido o escolhido para ser titular nos jogos teoricamente mais complicados (os dois com o Sporting e o dérbi com o Vitória), algo que, ainda assim, não tem retirado espaço a Mario González, um jogador que chegou a Braga por indicação expressa de Carlos Carvalhal.
Abel Ruiz (291") e Mario González (236") somam cinco jogos pelo Braga. O primeiro tem um golo e uma assistência e o segundo está em branco
A alternância na titularidade, aliada à chamada de Abel Ruiz à seleção de Espanha, permite antecipar os planos bracarenses para os jogos com o Paços de Ferreira, no sábado, e com o Estrela Vermelha, em Belgrado, na próxima semana.
O ex-tondelense vai ser titular no Capital do Móvel e o camisola nove será a referência ofensiva no encontro da Liga Europa, isto sem prejuízo que qualquer um deles seja utilizado a partir do banco, como tem também acontecido em todos os jogos. A titularidade de Mario González no sábado ganha também fundamento pelo facto de Abel Ruiz apenas regressar a Braga na quinta-feira, com plano de retoma dos treinos previsto apenas para a véspera da deslocação a Paços de Ferreira.