
Braga 17/09/2017 - O Sporting Clube de Braga recebeu esta noite o Vitória Sport Clube no Estádio Municipal de Braga em jogo a contar para a 6ª jornada da I Liga 2017/18.(Gonçalo Delgado/Global Imagens)
Gonçalo Delgado
O Braga venceu o Vitória, por 2-1, no primeiro dérbi minhoto da temporada 2017/18
Corpo do artigo
Abel Ferreira começou por elogiar o comportamento dos adeptos das duas equipas no dérbi minhoto que terminou com a vitória do Braga por 2-1.
"Queria dar os parabéns ao público em geral e em particular aos nossos adeptos. Vejo o futebol com respeito, cada massa associativa a puxar pela sua equipa, vencemos nós com todo o mérito e o futebol é isto: termos respeito, sermos rivais, não fanáticos, o fanatismo leva a outro tipo de comportamentos que não dignificam o futebol e o espetáculo".
Análise à vitória: "Foi uma vitória justa perante um adversário que se esforçou, que lutou, que nos deu a iniciativa de jogo e nunca nos escondemos a essa iniciativa; fomos fiéis à nossa identidade".
Estratégia da segunda parte : "O futebol é o jogo do gato e do rato. Mantivemos a nossa identidade, entrámos fortes no jogo e conseguimos o golo, sabíamos que o nosso adversário, para além das bolas paradas, era em transição que jogava, foi assim que nos fez o golo, e na segunda parte, já em vantagem, jogámos com o lado estratégico e com a tática do jogo e perceber que quem tinha de ir à procura do resultado teria de ser o Vitória, mas mesmo assim tivemos as oportunidades mais claras e fomos superiores a todos os níveis. O adversário valorizou a nossa vitória".
Resposta positiva ao elevado número de jogos: "Este jogo valia três pontos, mas sabíamos que os braguistas quando amanhã (hoje) forem trabalhar seguramente que vão motivados. Estes jogos mexem com a massa associativa e fomos preparando - em função da quantidade de jogos que temos tido nem tempo há para saborear as vitórias e portanto era importante dar uma boa resposta e continuar e criar este hábito de vitória porque tem sido intenso, temos tido uma flexibilidade tremenda para preparar os jogos de dois em dias como tem sido o caso".
Onze base perto de ser encontrado?: "Já encontrei 24 guerreiros e dizer-lhes que é impossível jogarem os mesmos na próxima quarta-feira (na Luz, com o Benfica, para a taça da Liga). Eles sabem disso, contamos com todos. São todos precisos, estamos em todas as competições, este campeonato é uma maratona, vamos muito a tempo dos nossos objetivos, é preciso que todos acreditem".
