Central, que esta semana assinou até 2027, “é uma excelente contratação para o Vitória”, garante João Pedro Sousa, o primeiro treinador em Portugal do ex-jogador do Boavista
Corpo do artigo
Abascal foi apresentado oficialmente como reforço na terça-feira, após quatro épocas no Boavista, durante as quais fez 113 jogos. O central de 31 anos “é uma excelente contratação do Vitória”. “Técnica e taticamente, é um jogador robusto, maduro, regular e muito fiável. Arrisca muito pouco, sabe encontrar os momentos certos para utilizar o passe curto e o passe longo com qualidade”, detalha João Pedro Sousa, o primeiro treinador, em Portugal, do nono reforço dos vitorianos, que assinou até 2027. “Acredito que vai ser muito útil ao seu treinador e ao clube”, acrescenta o técnico responsável pela estreia do uruguaio na I Liga, a 23 de agosto de 2021, no Boavista-Santa Clara.
Como sucedia nas equipas anteriores que orientou, casos de Leça, Fafe e, na época passada, Tondela, Luís Pinto joga normalmente com uma linha de três defesas. “O Abascal dá várias opções ao treinador. Utilizei-o em dois sistemas, no 3x4x3 e no 4x3x3. Está perfeitamente confortável em qualquer um dos sistemas, sente-se mais à-vontade sobre a esquerda, mas no sistema 3x4x3, jogando ao centro, também fica muito confortável”, indica o treinador, que na época passada esteve no Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos.
Embora considere que não seja “um ponto fraco”, João Pedro Sousa defende que Abascal “compensa alguma falta de velocidade com um bom posicionamento”. “A velocidade não é fácil de melhorar, embora se trabalhe, mas é uma limitação que poderá ser solucionada”, adianta, reforçando que o defesa compensa esse detalhe “com autoridade posicional e com muita qualidade ao nível também da inteligência, da antecipação e dos contactos físicos, nos quais é muito forte”. No jogo aéreo acrescenta, também “é muito competente, agressivo e pode ajudar nas bolas paradas. No ataque posicional, não sendo das melhores características, é muito inteligente, percebe o que a equipa necessita e, essencialmente, percebe até onde pode ir”, elogia, destacando um atleta “muito equilibrado e rigoroso no dia a dia”. “Não é extrovertido, nem daqueles que normalmente lidera o balneário nas brincadeiras. É uma excelente pessoa e um profissional exemplar. Nos treinos é daqueles que não gosta de perder, seja no que for. Por isso, encaixa na perfeição no que o Vitória procura nos seus jogadores”, perspetiva.