Sporting vai jogar no reduto do LASK Linz e adivinham-se mudanças no onze de Silas.
Corpo do artigo
Pedro Mendes está entre as escolhas de Silas para a viagem que o grupo de 19 atletas escolhido pelo técnico dos leões realiza esta quarta-feira até à Áustria, para defrontar o LASK Linz, e, ao que O JOGO apurou, entra mesmo nos planos do míster para o onze a apresentar de início.
11601902
O avançado de 20 anos tem na Liga Europa o único patamar em que pode evoluir na equipa principal - será inscrito na Liga para poder participar nas competições internas -, tem-no aproveitado e terá na derradeira partida da fase de grupos da prova a oportunidade para se estrear como titular da equipa verde e branca. Lançado por Leonel Pontes em Eindhoven, aos 81' do jogo com o PSV, demorou um minuto e dois toques na bola para faturar, fixando em 3-2, favorável aos holandeses, o resultado final. Seria ainda utilizado por Silas diante do Rosenborg (26' em Alvalade, 1' na Noruega).
Com o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa garantido, um ciclo competitivo apertado, com um jogo a cada três/quatro dias, e já com a deslocação aos Açores, para defrontar o Santa Clara, em perspetiva, Silas aponta à titularidade de Pedro Mendes no jogo que vai definir quem termina em primeiro lugar no Grupo D da prova da UEFA.
Os minutos que Pedro Mendes leva a marcar: em 1499' repartidos por 20 jogos, conta 15 golos, 14 dos quais ao serviço dos sub-23 - o outro foi na Liga Europa, ante o PSV
Impedido de alinhar regularmente pela equipa principal, tem na Liga Revelação e na equipa sub-23 do Sporting o espaço para a sua afirmação. Nas 17 partidas ao serviço da equipa agora comandada por Leonel Pontes, todas elas como titular e nas quais acumulou 1463' em campo, Pedro Mendes leva 14 golos. Juntando-lhes os 36' repartidos por três jogos e o golo marcado na Liga Europa, o dono da camisola 55 verde e branca soma 20 jogos, que perfazem 1499' de competição, com 15 golos marcados, à cadência média de um tiro certeiro a cada 99,9'. Tem nova etapa pela frente.
Miguel Luís na calha pelo capitão
Bruno Fernandes é baixa para o jogo de quinta-feira com o LASK Linz e, face à ausência do capitão, deve caber a Miguel Luís o papel de organizar e distribuir jogo, normalmente desempenhado pelo dono da camisola 8 verde e branca.
O médio de 20 anos é o principal candidato a assumir a vaga deixada pelo internacional português, sobretudo atendendo a que também Vietto não viaja com a equipa para a Áustria.
O argentino seria o sucessor natural de Bruno Fernandes na condução de jogo dos leões, mas foi poupado por Silas. Nos 22 jogos disputados até ao momento pelo Sporting, Miguel Luís participou em seis partidas, todas elas como titular: esteve nas derrotas com o PSV, em Eidhoven, Famalicão, Alverca e Tondela; e nos triunfos sobre Gil Vicente e... o adversário de amanhã, o LASK Linz.