"Saída da Taça da Liga obriga o Braga a apostar fortemente na Taça de Portugal"
Barroso considera que o afastamento da Taça da Liga muda a forma como a equipa olha para a segunda prova do calendário português. Muito longe da discussão do título, estando já a 13 pontos de distância do primeiro lugar, o Braga tem na Taça de Portugal a derradeira hipótese de vencer um troféu esta temporada
Corpo do artigo
O rendimento recente do Braga, com particular destaque para o afastamento da Taça da Liga, conjugado com a fórmula de acesso às competições europeias, uma vez que ficar colocado em quarto ou quinto lugar dará bilhete para a Conference League, faz com que a Taça de Portugal ganhe uma importância acrescida para a equipa de Carlos Carvalhal.
O emblema arsenalista só marcará presença na Liga Europa da próxima temporada se vencer a Taça, o que, no caso, seria uma inédita revalidação da conquista do troféu. "Além de ser o detentor da prova, a saída da Taça da Liga obriga o Braga a apostar fortemente na Taça de Portugal, até pelo apuramento para a Liga Europa. A Taça ficou ainda mais importante...", defende Barroso, ex-jogador do Braga.
A visão do antigo jogador vai de encontro ao plano traçado pelo emblema minhoto ao longo dos últimos anos, em que o quarto lugar já não é considerado suficiente para satisfazer António Salvador, sendo necessário juntar-lhe uma taça.
"De uma forma recorrente, o Braga tem conquistado títulos nos últimos anos e esta época só o poderá fazer se vencer a Taça de Portugal. A saída da Taça da Liga foi um murro no estômago, mas não há tempo para olhar para trás. O futuro é ganhar em Vizela, não há outra hipótese. Não há margem de erro", argumenta Barroso, que está à espera que Carlos Carvalhal apresente uma equipa na máxima força no duelo com os vizelenses.
Sobre a reação ao desaire no Bessa, com um triunfo magro sobre o Belenenses, o ex-jogador dos bracarenses considera que "foi um resultado escasso", mas compreensível. "Quem praticou futebol sabe que não é nada fácil jogar depois de uma goleada. Mesmo assim, a equipa reagiu bem e conseguiu o mais importante."