A prova dos nove para Vítor Bruno: até agora, o adjunto do FC Porto só conta vitórias
Castigo de Sérgio, motivado pelas críticas a Hugo Miguel no Moreirense-FC Porto de 2020/21, mantém Vítor Bruno ao leme da equipa. E uma eventual vitória sobre o Famalicão nem seria novidade. Adjunto de Conceição fará este domingo o nono jogo ao leme do FC Porto. Desafio é manter o registo cem por cento vitorioso
Corpo do artigo
Vítor Bruno ao leme do FC Porto tem sido sinónimo de vitória. As contas são simples de fazer: desde 2017/18, época em que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico azul e branco, os dragões triunfaram sempre que o adjunto foi chamado a assumir o papel de protagonista no banco.
Para hoje, na receção ao Famalicão (20h30), o desafio passa por dar seguimento a esse registo, naquele que será o nono jogo que o braço-direito do treinador portista - suspenso até dia 29, inclusive - vai iniciar tendo a cargo a orientação da equipa. Uma espécie de prova dos nove.
O primeiro capítulo desta saga particular de Vítor Bruno começou em 2018/19, num dérbi da Invicta que o FC Porto venceu por 2-0, no Estádio do Dragão. Seguiu-se a estreia nas competições europeias, já na temporada seguinte, contra o Krasnodar, em solo russo. Nesse jogo, os dragões até foram felizes (vitória por 0-1), mas a eliminatória acabaria por se tornar de má memória, fruto do desaire (2-3) caseiro na segunda mão.
Desde então, sucederam-se outros seis jogos sem Conceição no banco, quatro dos quais já na presente temporada, lote esse que incluiu um autêntico teste de fogo: o clássico com o Benfica, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Aí, os dragões venceram por 3-0 e Vítor Bruno passou, novamente, com distinção. Hoje, o duelo da 19.ª jornada da Liga Bwin permitirá ao homem da confiança de Sérgio reencontrar um adversário que, curiosamente, já defrontou. Aconteceu na época passada, também no Dragão, e os portistas saíram vitoriosos frente ao Famalicão (3-2).
Este deverá ser, de resto, o último encontro com Vítor Bruno ao leme no futuro próximo, uma vez que o regresso de Conceição ao banco está previsto para dia 30, na receção ao Marítimo. Nessa altura, deverá retomar as funções de adjunto. Porém, os sinais deixados têm sido francamente positivos.
Em conversa recente com O JOGO, Diogo Valente, que foi treinado pela equipa técnica de Conceição na Académica, perspetivou um futuro a solo para Vítor Bruno. "Na altura já comentávamos isso, não sei quais são os planos do Vítor, mas não vejo o Sérgio a abdicar dele. Porém, se tomasse a decisão de se tornar técnico principal, daria um excelente treinador, quer pela capacidade tática que tem, quer pela relação que estabelece com os jogadores. Isso é muito importante. Não tenho dúvidas de que, se tomar essa opção, será muito bem sucedido", afirmou, então, o extremo, agora no Salgueiros, ao nosso jornal.
Este século, já houve bons exemplos de técnicos que passaram de um papel secundário para o principal com sucesso. Dois deles no FC Porto, onde até acabariam por conquistar títulos: André Villas-Boas e Vítor Pereira.