O JOGO faz-lhe uma análise estatística concluída que está a primeira volta do campeonato.
Corpo do artigo
Leão entre as maiores quebras
FC Porto e Benfica mantêm a mesma distância e o Sporting está entre as maiores quebras, com menos oito pontos. Estas são algumas das conclusões do comparativo do final da primeira volta com igual período da época anterior. Noutras lutas, assinala-se a subida meteórica do Moreirense (+14 pontos) e a brutal quebra do Chaves (-11).
Campeão quem dobra na frente
Nas últimas 30 épocas, só por quatro vezes a equipa que dobrou o campeonato em primeiro lugar, com vantagem pontual, não foi campeã no final. A probabilidade de 87% de comemorar o título joga a favor do FC Porto, mas este não deve esquecer que em duas dessas quatro exceções, perdeu o campeonato para Sporting e Benfica, em 1999/2000 e 1990/1991, respetivamente.
Curiosidades
1.º ranking O JOGO
Fredy é o novo líder isolado do ranking "Pontos O JOGO". O extremo é o melhor marcador do Belenenses (seis golos), jogador com mais assistências do plantel (três) e o 4.º mais utilizado (1392").
47 Leão mexe menos
Sporting, Feirense e Marítimo são as equipas da Liga com menos substituições: 47 (2,77 por partida). No outro extremo estão Benfica e Belenenses, que fizeram três substituições em todos os jogos.
2.º penálti falhado
Marcão falhou o segundo penálti do Chaves na I Liga (André Luís viria a marcar na recarga). Os flavienses já tinham desperdiçado um castigo máximo por Bressan, frente ao Moreirense (derrota por 1-2).
14 Mínimo de golos
Seis equipas não marcaram golos e dez marcaram só um. Os 14 golos desta jornada são o mínimo da época. Este campeonato tem um défice de 12 golos, por comparação com o final da primeira volta de 2017/18.
7 assistências
Pizzi isolou-se no ranking das assistências. O canto para a cabeçada de Jardel (2-0 ao Santa Clara) foi a sétima assistência do médio encarnado na I Liga. Na época passada, por esta altura, Alex Telles (FC Porto) liderava, também com sete.
1.º Líder da 1.ª volta
O FC Porto dobra o campeonato na liderança e a chama do dragão sente-se em alguns itens: defesa menos batida (10 golos); 1.ª com menos remates consentidos (7,7 por jogo); 2.ª equipa com mais remates (14,8); e 2.ª com mais posse de bola (57%).