Frederico Varandas voltou a apontar a Academia como solução para o futuro e O JOGO apresenta-lhe sete juniores que estão a ser trabalhados para uma adaptação "suave" à elite.
Corpo do artigo
Determinado a fintar as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus, Frederico Varandas desvendou que a aposta na formação será, "mais do que nunca", o caminho a seguir num mundo novo e repleto de pontos de interrogação.
12163448
A missão de aproveitar o talento lapidado na Academia é uma das prioridades de Rúben Amorim e ficou bem expressa nas chamadas de Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Joelson Fernandes e Tiago Tomás aos trabalhos da equipa principal. No entanto, o filão verde e branco não se esgota nestes seis nomes e O JOGO apresenta-lhe mais um grupo - agora de sete - de miúdos que têm sido trabalhados para uma progressiva integração na elite leonina e que, ao que tudo indica, podem formar a espinha dorsal da "recuperada" equipa B, na próxima temporada.
Desta nova fornada fazem parte Diogo Almeida, Rodrigo Rêgo, João Daniel, Gonçalo Batalha, Daniel Rodrigues, Tiago Ferreira e Nicolai Skoglund, que evoluíram na equipa de juniores durante a presente temporada. Identificados, desde cedo, como craques em potência pela estrutura do futebol leonino, os sete jogadores saltaram para a ribalta em março de 2019, quando fizerem parte de um grupo de 12 jovens que assinaram contrato profissional com o Sporting. Estes, aos quais Frederico Varandas se juntou para a fotografia da praxe durante a cerimónia, tornaram-se os rostos mais visíveis da aposta da Direção na Academia que, agora, tomou caráter de urgência via pandemia.
Diogo Almeida, Rodrigo Rêgo, João Daniel, Gonçalo Batalha, Daniel Rodrigues, Tiago Ferreira e Nicolai Skoglund aspiram a ser os rostos da "nova" equipa B e a aproximarem-se das escolhas de Rúben Amorim
Desta nova vaga, João Daniel é aquele que está mais adiantado no caminho que já foi trilhado por Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Joelson Fernandes e Tiago Tomás, integrantes do supracitado grupo de renovações que já chegaram às "mãos" de Rúben Amorim. Aos 17 anos, o médio-defensivo disputou quatro jogos pelos sub-23 na Liga Revelação, entretanto cancelada devido ao coronavírus, e o seu ritmo só foi acompanhado pelo do guardião Diogo Almeida, que chegou a ser integrado nos trabalhos dos sub-23 sem, porém, sentir o gostinho da estreia. Titulares indiscutíveis nos juniores, Rodrigo Rêgo, Gonçalo Batalha, Daniel Rodrigues e Tiago Ferreira foram valores seguros em todos os escalões, enquanto Skoglund, norueguês que chegou em 2018, já construiu uma lenda de goleador em Alcochete: subiu aos juniores após 15 golos em 14 jogos nos juvenis.
A fama dos sete, habitualmente lembrados para as seleções jovens dos respetivos países, chegou longe e o próprio Frederico Varandas admitiu a necessidade de os blindar para afugentar o interesse de clubes de monta do futebol europeu. Todos eles têm contrato válido até 2022, mas a evolução que têm demonstrado já colocou a SAD a trabalhar com a perspetiva de prolongar a ligação destes ao Sporting.
Última dança antes da pandemia
No passado mês de fevereiro, cerca de um mês antes de a pandemia "chutar" o futebol para canto, Rodrigo Rêgo, João Daniel, Daniel Rodrigues e Tiago Ferreira fizeram parte da Seleção Nacional sub-18 que conquistou o prestigiado Torneio Internacional de La Manga, em Espanha. À época, a equipa comandada por Emílio Peixe conquistou três vitórias (Turquia, Roménia e Noruega) em outros tantos jogos para erguer o troféu. Refira-se que o Sporting ainda cedeu mais dois jogadores - Rafael Fernandes e Paulo Agostinho - a este grupo vencedor.
- OS ASES À LUPA
Guarda-redes
Diogo Almeida
18 anos - contrato até 2022
Felino e de boa estampa física, o guardião dos juniores foi chamado a um treino por Rúben Amorim antes da paragem no campeonato.
Lateral-esquerdo/central
Rodrigo Rêgo
18 anos - contrato até 2022
Central de origem, o jogador tem sido adaptado a lateral-esquerdo e surge como opção interessante para um esquema de três centrais.
Médio-defensivo
João Daniel
17 anos - contrato até 2022
Dá nas vistas pela boa leitura de jogo e capacidade de sair a jogar com qualidade. Foi o único deste lote a representar os sub-23, em 2019/2020.
Médio-centro
Gonçalo Batalha
18 anos - contrato até 2022
Líder nato, o médio é o capitão dos juniores, alterna entre as posições 6 e 8 e revelou um assinalável faro de golo: nove golos em 24 jogos.
Médio-ofensivo
Daniel Rodrigues
18 anos - contrato até 2022
Nascido em Resende, o médio chegou a Alcochete em 2014 e residiu por lá até este ano. A meia distância e a visão de jogo são as suas virtudes.
Médio-ofensivo/Ext. Esquerdo
Tiago Ferreira
18 anos - contrato até 2022
O filho de José Mamede, antigo médio do V. Setúbal, consolidou-se como extremo e é uma promessa de golos: 16 em 23 jogos disputados.
Ponta de lança
Nicolai Skoglund
17 anos - contrato até 2022
Chegou aos leões em 2018 e tem-se revelado uma máquina goleadora. É um dos rostos de uma geração norueguesa apontada à grandeza.