"Entre hoje e amanhã ficam instalados os vídeo halls", explicou a O JOGO José Pereira, presidente da ANTF.
Corpo do artigo
Esta terça-feira, são dados os últimos retoques na nova sede da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que já tem data oficial para a inauguração: 15 de abril. As remodeladas instalações da antiga Escola da Ponte, em Rio Tinto (Gondomar), vão substituir o atual local, na Ribeira do Porto, e dentro de três semanas receberão os mais altos dirigentes da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol, principal investidora no projeto. O orçamento ainda não está fechado, mas já é certo que subiu comparativamente com o previsto há cerca de três semanas: de 100 para 125 mil euros.
A razão do acréscimo de investimento (uma grande percentagem oriunda de um programa da FPF para modernização de instalações ligadas ao futebol) tem a ver com a opção por um mais moderno e eficaz vídeo hall, em detrimento de videoprojector. Ou seja, dois: as salas de reuniões e de direção receberão um equipamento cada.
"Entre hoje e amanhã ficam instalados os vídeo halls", explicou a O JOGO José Pereira, presidente da ANTF.
A nova casa dos treinadores ocupa as antigas instalações da Escola da Ponte, que fechou há três anos. O acordo entre a ANTF e a CMG prevê a exploração do espaço, devidamente remodelado a expensas da associação (no caso, com uma forte ajuda da FPF), durante dez anos, renováveis.
A ANTF, conforme revelava José Pereira a O JOGO num trabalho publicado na versão impressa de 6 de março, resolveu investir numa casa moderna, com condições para apostar na formação intermédia e complementar dos treinadores.
A nova casa dos treinadores tem dois pisos e quatro salas. Tem entrada ao meio, duas salas de cada lado, uma em cima e outra em baixo, com mais de 200 metros quadrados. Onde era o antigo recreio, com mais de 800 metros quadrados, será o estacionamento, com capacidade para 40 a 50 viaturas; e o ginásio (que nos últimos tempos da escola servia de refeitório) vai ser a sala de formação, com mais de 100 metros quadrados.
A ANTF está em vias de ser certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho de forma a poder fazer formação aos mais de seis mil associados.