A notícia surgiu na manhã desta quarta-feira no site espanhol El Confidencial
Corpo do artigo
Na origem do frenesim noticioso envolvendo Pinto da Costa e Casillas, está uma publicação do site espanhol El Confidencial, segundo o qual o presidente do FC Porto teria duas caras perante o guarda-redes espanhol. Em público não pouparia nos elogios, em privado teria declarações pouco abonatórias para o ex-Real Madrid.
Na primeira versão da notícia Pinto da Costa terá dito, durante um jantar, no início deste mês de março, perante várias pessoas: "A contratação de Casillas foi um absoluto fiscal. Não só não cumpriu nenhuma das expetativas criadas, como nos custou vitórias, o campeonato e esteve na eliminação prematura na Liga dos Campeões. O seu salário é incomportável para o clube. Se ele for para os Estados Unidos, ouvi dizer que o New York City está interessado, será um dos melhores negócios que fizemos".
O jantar, referia no site, teria decorrido na casa de José Manuel Mello, apresentado na notícia como "magnata em Portugal e simpatizante do FC Porto". Ora, a notícia acabaria, mais tarde, por ser alterada duas vezes quando o autor da mesma começou a ser confrontado na sua conta na rede social Twitter com um simples facto: José Manuel de Mello, empresário português e fundador do Grupo José Mello, faleceu em 2009. Primeiro, o El Confidencial começou por omitir a referência ao jantar, mais tarde voltou a incluir o repasto, mas corrigindo dizendo que o mesmo teria decorrido em casa "da família Guimarães de Mello". O autor da notícia também foi mudando pormenores nas explicações que foi dando no Twitter. Começou por esclarecer que se enganou no apelido; mais tarde que referia-se ao filho de José Manuel Mello.