Mehrdad Mohammadi, avançado do Aves, em conversa com O JOGO, num momento em que brilha como internacional do Irão
Corpo do artigo
O Aves pode não estar a fazer uma boa época até agora, mas o iraniano Mehrdad Mohammadi está a ter uma ótima estreia no campeonato português. Pela primeira vez a jogar fora do seu país, o avançado participou em 13 dos 14 jogos do Aves, marcou quatro golos (o último no sábado, contra o Moreirense) e, pela primeira vez foi chamado à seleção A do Irão.
"Só precisamos de uma vitória, após várias derrotas consecutivas, para subir na tabela"
"É o sonho de todos os atletas poder jogar pelo seu país. Mantive sempre a esperança e correu bem. Na estreia marquei o meu primeiro golo", conta a O JOGO, referindo-se à partida frente ao Camboja, para a qualificação asiática do Mundial de 2022, em que entrou aos 72 minutos.
Para além da sua estreia, este foi um jogo histórico para o país e, principalmente, para as iranianas que puderam assistir ao jogo de futebol na bancada. Banidas dos recintos desportivos desde 1979, foram quatro mil as iranianas presentes neste jogo.
"Foi uma ótima experiência para os jogadores e para as mulheres. Alguns familiares dos meus companheiros estiveram no estádio e encontramo-nos com eles depois da partida, com uma atmosfera muito boa. A mulher do meu país merece muito mais do que isso, e espero que elas possam assistir também aos jogos dos clubes, porque o futebol é um desporto popular entre as mulheres e elas adoram. E ajudam o estádio a ficar cheio", considera.
Aos 26 anos, Mohammadi mantém a ambição de continuar a evoluir e a mostrar o seu talento. "Tenho um objetivo maior na minha carreira, na Europa. Eu preciso ser melhor de jogo para jogo", disse, sem revelar onde quer chegar. Para já, quer ajudar o Aves a dar a volta à situação complicada em que se encontra e regressar às vitórias, que lhe fogem há 11 jogos consecutivos.
Mohammadi faz a primeira época fora do Irão, já marcou quatro golos e estreou-se pela seleção principal do seu país aos 26 anos, confiando na salvação do emblema avense
"Quem vê os nossos jogos percebe que temos boa equipa. Na maioria dos jogos tivemos apenas azar. Como na última partida, marcámos golo cedo, chegámos a estar em vantagem, mas recebemos cartão vermelho aos 14 minutos e isso dificultou o nosso trabalho. Contra o Benfica sofremos um golo tardio, contra o Famalicão igual... Este não é o nosso lugar na tabela e, com certeza, na segunda metade da temporada, vão ver um Desportivo das Aves diferente. Só precisamos de uma vitória, após várias derrotas consecutivas, para que possamos subir na tabela. Isso acontecerá em breve, porque é isso que todos os jogadores, dirigentes, funcionários e fãs querem", vaticinou o iraniano.
A confiança é de tal ordem que o ponta de lança deixa uma certeza aos adeptos avenses: "Posso garantir que o nosso clube permanecerá na I Liga, porque este é o lugar que merece. Trabalho duro, com esperança nisso", promete Mohammadi.
"A mulher do meu país merece muito mais. Espero que elas possam assistir também aos jogos dos clubes"
Bom momento de Alireza tapou estreia com Carlos Queiroz
A estreia tardia de Mohammadi na seleção do Irão não tem a ver com o empenho do avançado. "Tinha esse sonho, especialmente porque o meu irmão já gémeo jogava na seleção. Eu também tentava ser chamado pela seleção nacional quando Carlos Queiroz era nosso selecionador (2011 a 2019). Não fui chamado, mas nunca perdi minha esperança e tinha certeza que um dia jogaria na seleção", lembra.
O motivo era o bom momento do compatriota Alireza (na foto), o segundo jogador mais caro da Ásia, a cumprir a segunda época na Premier League.
Desejo que o Gent jogue contra o Sporting ou FC Porto
Mesmo estando o irmão gémeo, Milad, a jogar na Bélgica, ainda não se viram na Europa, até porque "recentemente o Milad casou e precisa passar tempo com a esposa, mas estamos em contacto três a quatro dias por semana agora". No entanto, há uma hipótese de reencontro no Velho Continente.
"O Gent classificou-se para os oitavos de final na Liga Europa, espero que joguem contra Sporting ou FC Porto, para o ver jogar aqui", desejou Mohammadi.