A mensagem de Sérgio Conceição aos jogadores: "Somos melhores do que os outros"
Apesar da frustração pelo empate com o Belenenses e por ficar a quatro pontos do Benfica, o técnico quis deixar bem claro, na roda que a equipa fez ainda no Jamor, que acredita no título.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição mantém uma confiança inabalável na conquista do título e nem o empate no Estádio Nacional, contra o Belenenses, que deixou o FC Porto a quatro pontos do líder do campeonato, o Benfica, altera esse estado de espírito. O treinador deixou isso bem claro na roda que a equipa efetuou ainda no Jamor. "Calma, calma... Somos melhores do que os outros", disse o técnico portista ao grupo.
Treinador do FC Porto deixou uma mensagem aos jogadores no final do jogo com o Belenenses
A frustração era evidente pela perda de dois pontos importantes e pelo fim de um ciclo de cinco vitórias consecutivas, mas o treinador do FC Porto quis tranquilizar os jogadores e, além de lhes pedir calma, vincou que há muito campeonato pela frente. Sérgio Conceição foi o terceiro a falar no círculo que a equipa fez no relvado. Primeiro foi Danilo, o capitão, que se dirigiu ao grupo; seguiu-se Pepe, o subcapitão. O treinador optou por ser o último a falar e deixou uma mensagem de confiança. Se por um lado quis tranquilizar o grupo, até porque considera que a equipa foi mais forte do que o Belenenses, por outro deixou expresso que mantém uma fé enorme na conquista do campeonato.
Sérgio Conceição está convicto de que o FC Porto vai ser campeão e deixou isso bem vincado na mensagem que transmitiu aos jogadores porque considera que os dragões são mais fortes do que a concorrência. Disse isso no relvado e, minutos depois, na conferência de Imprensa, falou aos jornalistas e enumerou quem está na luta pelo título. "Vai ser a três, quatro equipas. Acrescento as equipas que estão atrás de nós e que são historicamente candidatas".
O FC Porto soma 32 pontos, menos quatro do que o Benfica. Há ainda 63 pontos em jogo, correspondentes às 21 jornadas por disputar
A referência indireta ao Benfica é inevitável, tendo em conta que a formação de Bruno Lage ocupa o primeiro lugar, mas Sérgio Conceição não esquece os clubes históricos, como o Sporting e o Braga, que estão a nove e a 14 pontos dos portistas, respetivamente. Em tom sarcástico, Sérgio Conceição incluiu também na luta pelo título as equipas de arbitragem por entender que tem visto muitos erros. "Assim fica difícil", desabafou na sala de Imprensa, criticando o trabalho da equipa chefiada por João Ferreira.
Erros da arbitragem à parte, Sérgio Conceição acredita no trabalho que tem desenvolvido e tem uma enorme confiança nos seus jogadores. Já tinha deixado isso sublinhado na véspera do jogo com o Belenenses quando anunciou que não esperava reforços no mercado de inverno. Depois do jogo no Jamor, e apesar do empate, manteve essa confiança na equipa. "Há 63 pontos em disputa, temos obrigação de ganhar todos os jogos; se os ganharmos todos, vamos ser campeões. À oitava jornada, no primeiro ano, disse que íamos ser campeões. À 13.ª digo que estou completamente convicto de que vamos ser campeões", garantiu o treinador do FC Porto.
Falou na roda em 2017 e garantiu o título
Na conferência de Imprensa que deu no final do jogo com o Belenenses, realizado no Estádio Nacional, Sérgio Conceição recordou que à oitava jornada, no primeiro ano como treinador do FC Porto, na temporada de 2017/18, disse que iam ser campeões. A mensagem, curiosamente, foi transmitida aos jogadores ainda na roda que o grupo efetuou no relvado, no final do jogo com o Sporting, em Alvalade. Depois do nulo verificado no final dos 90 minutos, naqueles que foram os primeiros pontos cedidos pelos dragões, Sérgio Conceição falou aos jogadores, a quem transmitiu a enorme confiança na conquista do título nacional. "Disse aos jogadores que, com esta atitude, determinação e qualidade que tivemos íamos ser campeões", revelou na conferência de Imprensa realizada a 1 de outubro de 2017.