A principal liga de Portugal está, afinal, a par das melhores ligas da Europa
Corpo do artigo
Dados para converter quem ainda diz "mudar para uma liga mais competitiva": com exceção do que está a acontecer na Alemanha - por culpa do surpreendente RB Liepzig - nenhuma das principais europeias tem hoje em dia um campeonato mais disputado do que a I Liga. Quem o diz é a classificação.
Comecemos por Espanha, que fica ao lado, que ao cabo de 15 jornadas tem o Real Madrid instalado na liderança com seis pontos de vantagem sobre o Barcelona, segundo classificado. Ora, ainda que com apenas 13 rondas disputadas, seis pontos é a vantagem que o líder Benfica (32) tem sobre o quarto classificado, o Braga (26). O segundo classificado, FC Porto soma 28 e o Sporting menos um do que os dragões e apenas mais um do que a equipa minhota. A propósito, a Real Sociedad, quarta classificada em Espanha, está a 11 pontos do líder merengue.
A Alemanha é o líder da classificação da competitividade, o que é de estranhar olhando ao passado recente da Bundesliga. Tudo por culpa de um surpreendente RB Leipzig, que reparte o primeiro posto com o Bayern, ambos com 33 pontos. Por comparação com a I Liga, diga-se que o Hertha, terceiro classificado, está a seis pontos da liderança e o duo Hoffenheim/Frankfurt, no quarto lugar, soma 26 com 14 jornadas cumpridas.
Apontado pela maioria como a melhor liga do Mundo, a Premier League tem um líder (Chelsea) com mais sete pontos do que o quarto classificado (Manchester City), três sobre o mais direto adversário (Arsenal) e seis de vantagem relativamente ao Liverpool, terceiro classificado.
Em Itália, onde já se disputaram 16 jornadas, a Juventus tem mais um jogo do que Roma e Milan - defrontam-se esta segunda-feira na capital romana - e sete pontos sobre estas duas equipas. Nápoles, quarto classificado, está a oito pontos da Juve.
Finalmente, França. A Ligue 1 - 17 jornadas - parece voltar a um passado de competitividade, com o PSG a não conseguir ser tão superior sem Ibrahimovic. Nice lidera com 40 pontos, Mónaco é segundo (39), PSG (36) vai no terceiro lugar e o Lyon, mais longe, é quarto classificado com 28 pontos mas menos um jogo.