A história inspiradora de Facundo Farías, alvo do FC Porto: uma vida a vencer tragédias
Alvo portista ficou sem os pais e a avó e pediu ao empresário para o adoptar.
Corpo do artigo
Facundo Farías, alvo do FC Porto neste mercado, está a pouco mais de dois meses de completar 20 anos e já tem uma história de vida arrepiante, mas também inspiradora, pela forma como lutou contra tantas tragédias.
Figura maior do Colón, o criativo faz-se notar cada vez mais no futebol, numa história que começou em Los Hornos, um bairro humilde de Santa Fé e num pequeno clube, o Corinthians. Darío Duarte, treinador, ficou muito ligado a "Facu" porque o luto também os unia: o técnico chorou a morte do filho de 18 anos e o pequeno perdeu a mãe (26 anos) quando tinha dez anos, vítima de cancro. Inseparáveis, Darío levou Facundo para o Colón depois do Corinthians se extinguir, num gesto decisivo para uma carreira que cedo se adivinhou promissora.
Em novembro de 2019 e ainda com 17 anos, o médio fez a estreia profissional pelo clube do coração, mas estava para chegar outro período tremendamente difícil, à boleia da pandemia. Em maio de 2021, Facundo perdeu o pai, de 36 anos, depois de ter contraído covid-19. Sofria de cirrose, provocada pelos problemas de alcoolismo, e não resistiu.
Um mês depois, também por complicações derivadas do SARS-CoV-2, faleceu a avó de Facundo e o outro enorme pilar, porque foi ela quem o criou desde pequeno. De repente, numa fase tão importante na carreira, o jogador fica quase sozinho no mundo.
Restam-lhe a irmã mais nova (hoje com 12 anos), a namorada e o agente que o acompanhava há muito tempo, Martín Sendoa. A ligação afetiva fez com que Facundo lhe fizesse um pedido: "Queres ser o meu pai? Preciso de ti, há coisas que não entendo e quero que estejas comigo." Sendoa já o tratava como um filho, foi só passar para o papel.
Nesta subida a pulso, a "joia", como lhe chamam na Argentina, mantém a humildade e a ligação às raízes. O futuro, esse, tem tudo para ser muito mais risonho para Farías. O salto para a Europa está "prometido" e será uma questão de tempo. O FC Porto está interessado e o pai adotivo do craque já disse que ele prefere o Dragão.
14935450