O FC Porto nunca ganhou em casa de equipas da Bundesliga em jogos a eliminar. As três vezes que saiu de lá com o triunfo aconteceram na fase de grupos da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
O FC Porto tem mais um borrego para matar quinta-feira.
Depois de conseguido sair de Alvalade com os três pontos, algo que não acontecia há 11 anos, a equipa de Sérgio Conceição vai agora tentar fazer história, já que nunca os dragões saíram da Alemanha com uma vitória nas provas europeias em jogos a eliminar.
Esta será a 19.ª visita a um emblema da Bundesliga e os três triunfos registados aconteceram em partidas da fase de grupos da Liga dos Campeões. Uma delas, frente ao Werder Bremen, constitui mesmo o resultado mais gordo do FC Porto fora de casa nessa competição.
O melhor que os portistas conseguiram na Alemanha em fases de "mata-mata" foram quatro empates, mas que também não deram muito jeito, já que só um deles foi suficiente para passar a eliminatória. Foi o 3-3 ao Eintracht Frankfurt, depois do 2-2 no Dragão. Com o 1860 Munique (64/65), Colónia (77/78) e Bayern Munique (91/92), os portistas seriam afastados com derrotas caseiras.
Ainda assim, o saldo geral dos confrontos contra alemães é ligeiramente favorável e isso deve-se ao embate com o Schalke 04 de 2018/19. Já com Sérgio Conceição ao leme, os dragões empataram na Alemanha e ganharam em casa por 3-1 (golos de Marega, Corona e Militão), passando a somar 15 triunfos contra 14 derrotas. Como curiosidade, diga-se que, do atual plantel, Otávio, Marcano e Aboubakar são os únicos que já marcaram em solo alemão ao serviço dos portistas. O brasileiro está suspenso e por isso não poderá repetir a façanha.
Refira-se ainda que o FC Porto se estreia amanhã em Leverkusen, mas as viagens à Alemanha fazem parte da rotina europeia da equipa. É o terceiro país que mais vezes (18) visitou em jogos oficiais, atrás de Inglaterra (21) e de Espanha (23).