Apesar de ter poucos treinos com o grupo, o experiente avançado Luuk de Jong está na primeira lista de Farioli
Corpo do artigo
A experiência (ainda) é um posto. Apesar de ter muito pouco tempo de trabalho no Olival e mesmo de pré-temporada, Luuk de Jong é a grande novidade da primeira lista de convocados elaborada por Francesco Farioli, sabe O JOGO.
O avançado não tem, naturalmente, entrada direta no onze – Samu será o responsável pelas despesas do ataque –, mas poderá sentar-se no banco, ao lado do treinador, pronto a “saltar” para o relvado caso seja necessário. Em sentido contrário, Danny Namaso, que pode estar de saída, salta fora dos eleitos, assim como Tomás Pérez, titular pela equipa B ontem à tarde.
Há uma semana, Luuk de Jong surgiu no relvado do Dragão para surpresa de todos os adeptos presentes na festa de apresentação, iniciando no dia seguinte uma bateria de testes físicos no Olival, enquanto os novos companheiros gozavam um dia de folga. No dia seguinte, viveu a dolorosa experiência da morte de Jorge Costa e só mesmo na sexta-feira é que começou a trabalhar verdadeiramente integrado. A resposta dada convenceu Francesco Farioli a chamá-lo, não apenas para que este se habitue às rotinas da equipa, que se concentra esta manhã, mas também para acrescentar a sua experiência a um grupo de trabalho bastante jovem e que mudou bastante em dois meses e meio.
Basta comparar o onze provável para esta noite com aquele que derrotou o Nacional na última jornada do campeonato anterior. O sistema tático e o treinador mudaram e, em todos os setores, também há novidades, prevendo-se que apenas cinco jogadores repitam a titularidade, e um deles fora da posição habitual. Diogo Costa, Martim Fernandes, Alan Varela, Pepê e Samu transitam de 24/25, com Martim a fechar o lado esquerdo da defesa perante a baixa de Moura. “Voltou a fazer apenas tratamento e trabalho de ginásio e está fora das opções de Francesco Farioli para a primeira jornada”, confirmou o clube. Entre os outros seis que compõem a equipa provável frente ao V. Guimarães, apenas Nehuén Pérez não é cara nova para esta temporada. Alberto Costa – que vai reencontrar a antiga equipa –, Jan Bednarek, Froholdt, Gabri Veiga e Borja Sainz são os reforços apontados ao onze.