A fatura da Luz está por liquidar: "Braga sabe que tem de reagir, não há outra solução"
Carlos Garcia, Marcelo Goiano e Artur Monteiro, todos eles com um passado de ligação ao Braga, esperam por uma resposta convincente da equipa no duelo de sábado com o Santa Clara
Corpo do artigo
A nação braguista espera por uma resposta concludente do Braga à pesadíssima derrota na Luz, há quase duas semanas, e olha para o Santa Clara, adversário de sábado na quarta eliminatória da Taça de Portugal, como alvo a abater e rampa de lançamento motivacional para os próximos desafios.
O JOGO auscultou opiniões sobre o momento bracarense e todas as respostas apontaram que só uma vitória devolverá a tranquilidade à equipa de Carlos Carvalhal.
É comum dizer que depois de uma derrota pesada ou inesperada, o melhor é voltar ao relvado rapidamente para mostrar outra imagem. Ora, para o bem ou para o mal, o plantel do Braga andou a remoer o desaire com o Benfica nas duas últimas semanas e só no sábado será possível perceber se o momento foi ultrapassado ou se deixou sequelas.
"Penso que o resultado da Luz vai fazer com que o jogo com o Santa Clara seja encarado de forma mais concentrada e agressiva por parte do Braga e, nesse sentido, a passagem à próxima eliminatória será alcançada sem dificuldades. Na Luz foi tudo tão mau que espero por uma retificação desses erros", analisa Carlos Garcia, ex-jogador e ex-treinador do Braga, uma ideia partilhada por Artur Monteiro, antigo dirigente do emblema arsenalista.
"Não é a derrota expressiva na Luz que vai definir o valor do Braga, que é grande. Conheço muito bem Carlos Carvalhal e sei que os fatores de motivação estão sempre presentes no seu trabalho. O que aconteceu favoreceu um ambiente de reflexão e de correção em relação ao que correu mal. Por isso, espero uma equipa motivada. Além disso, foi com esta equipa técnica e mais ou menos com os mesmos jogadores que o Braga venceu a Taça de Portugal na última temporada".
Se Carlos Garcia defende até que o Braga "deve manter o onze da Luz", como forma de a equipa limpar a imagem deixada, Marcelo Goiano, antigo capitão dos arsenalistas, junta outro detalhe à discussão.
"Os jogadores do Braga vão querer dar uma resposta para eles mesmos. Eles sabem que têm de reagir, não têm outra solução. O plantel tem vários jogadores experientes e, em conjunto com a equipa técnica, eles sabem como lidar com estes momentos. Para o Santa Clara será o jogo da vida deles, mas o Braga terá de encarar a partida da mesma forma", refere o ex-defesa da equipa bracarense.