
Angel Gomes tem brilhado com a camisola do Boavista
Ivan del Val/Global Imagens
Gil, antigo futebolista e pai do médio revela que o projeto cativou o jogador, mas a conversa com o treinador foi primordial para a efetivação do contrato.
Foi com "orgulho" que Gil viu o filho, Angel Gomes, brilhar no jogo em que o Boavista recebeu o Benfica, o clube onde, diz, se "fez homem".
E choveram telefonemas de antigos companheiros da seleção nacional, o primeiro foi mesmo do médio Miguel Simão, que também jogou no Boavista.
O antigo campeão do mundo de sub-20 , em 1991, considera que a aposta de vir para Portugal foi a mais acertada, principalmente pelas caraterísticas de Angel, que fez, até agora, toda a carreira no Manchester. "Em Inglaterra o futebol é mais físico, é diferente. Em Portugal pode usar a técnica, tem mais tempo para pensar", analisa. Apesar da ligação ao país, Gil garante que não interferiu na escolha, mas Vasco Seabra foi importante no processo. "O que ajudou foi a maneira como foi colocado o projeto em cima da mesa, pelo Luís Campos. Meteu-nos em contacto direto com o treinador Vasco Seabra, que foi inteligentíssimo a passar a mensagem de como conhecia o Angel como jogador, de como o queria na equipa e que a possibilidade de jogar era quase 90%", revela, não escondendo, porém, que ficou "contente" pela opção.
Gil reconhece que Angel beneficiou do ambiente familiar, em que até o irmão mais velho, Rico, é jogador, e na moradia da família viviam mais "seis ou sete miúdos" que Gil agenciava. O pai acabou também por ser o seu primeiro treinador no Manchester e tem tudo guardado, para um "futuro documentário sobre o Angel".
Gil foi campeão do mundo por Portugal, Angel campeão do mundo de sub-17, em 2017, por Inglaterra. Poderá o luso-inglês vestir a camisa das Quinas? "O futuro só a Deus pertence", diz o pai, sem revelar preferências.
Músculos já recuperaram
Angel Gomes saiu do jogo de segunda-feira, aos 68", a coxear, com visíveis mazelas provocadas pelo esforço físico. No entanto, as queixas eram apenas físicas, do esforço provocado pelo jogo em si, e o atleta já está completamente recuperado, tendo treinado sem limitações no dia de quarta-feira, de regresso ao trabalho para preparar a ida a Faro.
