Equipa pacense garantiu acesso à Conference League e quer agora segurar o quinto lugar para entrar apenas na segunda pré-eliminatória, no final de julho.
Corpo do artigo
O Paços de Ferreira já carimbou o regresso às competições europeias com a derrota do Santa Clara em Famalicão, porque no mínimo será sexto, mas quer vencer o Marítimo para segurar matematicamente o quinto lugar e garantir, assim, o apuramento para uma fase mais adiantada Conference League, a mais recente competição da UEFA, que tem a primeira pré-eliminatória, via sexto lugar, marcada para 8 e 15 de julho.
Depois de disputar a Taça UEFA, em 2007/08, numa eliminatória com os holandeses do AZ Alkmaar, e da participação na Liga Europa, em 2009/10, tendo como adversários os moldavos do FC Zimbru e os israelitas do Bnei Yehuda, a última presença aconteceu em 2013/14, igualmente nesta segunda prova da UEFA, tendo então defrontado a Fiorentina (Itália), Pandurii (Roménia) e Dnipro (Ucrânia).
Neste último caso, a passagem para a fase de grupos aconteceu depois da eliminação no play-off da Liga dos Campeões contra os russos do Zenit.
Segue-se a Conference League, que vai valer um prémio monetário pela participação, cujo valor ainda não é do conhecimento dos clubes. A confirmar-se o quinto lugar na Liga NOS, e como nesta prova da UEFA nenhum clube entra diretamente na fase de grupos, a disputar por 32 equipas, o Paços de Ferreira entrará só na segunda pré-eliminatória, que irá decorrer nos dias 22 e 29 de julho. A terceira pré-eliminatória está marcada para 5 e 12 de agosto, enquanto os play-off decisivos estão agendados igualmente para agosto (dias 19 e 26).