A estreia de Weigl à lupa: onde acertou, o que faltou e até um grito para Rúben Dias
Médio alemão recebeu as maiores ovações da noite e encantou quando arrancou no lado esquerdo. Ainda acelerou a circulação de bola, mas Reko não o deixou fazer mais.
Corpo do artigo
Julian Weigl estreou-se pelo Benfica e cumpriu 61 minutos no triunfo frente ao Aves por 2-1. A contratação de 20 M€ foi o atleta mais ovacionado quando foram apresentados os onzes titulares.
O médio jogou ao lado de Gabriel e entrou feroz, com duas recuperações e uma mão-cheia de passes certos logo nos primeiros 15 minutos.
Reko, adversário direto, marcou-o individualmente e tirou-lhe espaço para continuar a sair a jogar. Aos 16", intercetou uma bola, saiu em drible e foi receber mais à frente. Cruzou, já na área, para um corte precioso do Aves. A Luz levantou-se para ovacionar o alemão, diga-se, a maior salva de palmas da primeira parte.
Weigl só voltou a aproximar-se da baliza com um remate para fora, na sequência de um canto. Faltou rasgo ofensivo, chegada à área, claramente, daí que saísse quando Lage quis dar mais poder de fogo. Sobraram certezas e paciência: fez 23 passes certos em 24 tentativas e somou um drible, um remate e um cruzamento às cinco interceções.
Perdeu duas bolas, uma delas a ditar um contra-ataque perigoso para o Aves, que por pouco não deu em golo - a grande pecha na exibição - e, aos 36", o médio de 24 anos até corrigiu Rúben Dias, gritando-lhe para voltar ao eixo em vez de continuar a reclamar com Carlos Xistra. No fim, foi dos primeiros a saltar do banco para festejar com André Almeida o 2-1, pedindo aos colegas, especialmente a Pizzi, cabeça para segurar o triunfo.
Weigl expressou a felicidade pela estreia na rede social Instagram e o treinador corroborou o apreço pela exibição. "Para primeiro jogo, fiquei muito satisfeito. Precisa de jogar, de ter rotinas com os colegas e saiu para irmos à procura do resultado", assinala Bruno Lage, relembrando aquele lance que galvanizou a Luz quando o alemão pegou na bola e foi até à área: "Foi dentro do que pretendíamos de um primeiro médio com boa construção, com chegada à área. Mostrou-o aos 15 minutos."
Sem faltas, Weigl foi lesto nas interceções e fez lembrar Florentino, que não foi convocado, a defender, e mais afoito no passe entre linhas do que os outros 6 encarnados.