"A Espanha, na atualidade, já não encontra jogadores com as características do Samu"
Três questões a Ismael Urzáiz, antigo avançado que fez 25 jogos por Espanha
Corpo do artigo
1 - Como avalia a chegada de Samu à seleção de Espanha e que impacto pode ter ele no presente e no futuro de La Roja?
-A Espanha, na atualidade, já não encontra jogadores com essas características. Trata-se de alguém muito poderoso no espaço e capaz de dominar defesas muito profundas nos cruzamentos laterais. Tenho de entender esta aposta, que nos oferece maior potencial.
2 - Pelo que conhece do Samu, levando em conta a evolução no Aláves e a passagem pela seleção olímpica, que condições mais o destacam e se tem algo de Urzáiz no seu jogo?
-A sua evolução está a ser a esperada, pois já no Alavés,uma equipa não tão dominante, conseguiu mostrar as suas faculdades correndo e correndo atrás de espaço. Para o jogo da seleção pode ser muito útil porque se destaca em registos diferentes, sendo muito forte no espaço, mas também vencedor de duelos na área. Se nos compararmos, ele é mais forte do que eu na velocidade, mas o meu nível técnico e de finalização pode ter sido um pouco superior. Mas também tenho a certeza que irá melhorar em ambas as áreas.
3 - Este impacto no FC Porto, vendo as suas armas, sustenta que futuro?
-O seu jogo de costas é fortíssimo, pela velocidade que coloca e por não fugir ao contacto, isso é muito importante. Tem um bom nível de eficácia na frente da baliza, que ainda irá melhorar muito mais. Vemos que tem potencial para jogar regularmente como está fazer num clube muito bom e de referência. Acho que tem tudo para chegar a uma grande da Europa e ser titular pela Espanha.