Equipa atual espelha os valores que Conceição já tinha como jogador, vinca Aloísio. Há confiança em Fábio e Carmo... se Pepe não recuperar. "Experiência" do capitão, assim como o "respeito que impõe" seria sempre uma mais-valia a ter em conta frente ao Barcelona. Saída de Otávio obriga "história do clube" a repetir-se.
Corpo do artigo
Aloísio partilhou o balneário do FC Porto com um jovem Sérgio Conceição durante duas temporadas (1996/97 e 1997/98), mas já nessa altura eram notórios os traços de personalidade que, hoje em dia, têm reflexo nos jogadores dos dragões.
Aos olhos de um "doutorado" na defesa, recuperar Pepe a tempo do Barcelona "seria fundamental", mas Fábio Cardoso e David Carmo estão aprovados.
O FC Porto de Sérgio Conceição tem feito campanhas meritórias na Liga dos Campeões. Qual o peso do trabalho do treinador?
-A equipa é um reflexo da personalidade do Sérgio. Já como jogador era muito competitivo. Além de técnica, tinha uma enorme força de vontade, superava-se, nunca desistia. Enquanto o árbitro não apita, o FC Porto luta. Essa é a cara do clube. Saíram jogadores importantes, é verdade, mas o futebol é isso mesmo. O Otávio é o principal exemplo disso, fazia a diferença, mas o FC Porto tem de saber conviver com as mudanças e a história do clube mostra que é isso mesmo que acontece. A equipa tem condições para fazer um bom jogo. Veio de um mau resultado, contra o Benfica, mas aí pode residir o fator de motivação.
Há várias baixas na equipa para quarta-feira. Pepe é dúvida. Quão importante seria poder contar com o capitão?
-Seria fundamental, porque o Pepe, pela experiência que tem e respeito que impõe enquanto capitão, seria sempre uma mais-valia. Torço para que possa jogar. Se não puder, será uma baixa significativa. Há o Fábio Cardoso e o David Carmo, que são dois jovens, tenho acompanhado os jogos do FC Porto e vejo os dois com perfis interessantes. E é nestes jogos de Champions que se ganha sabedoria e experiência. Se o Pepe não jogar, reconheço no Fábio e no David capacidade para fazerem um bom jogo. Pode ser uma chance que se apresenta perante eles, a oportunidade de defrontarem grandes jogadores como o Lewandowski, mas não só.
"Félix e Cancelo podem marcar um ciclo no Barça"
Na hora de indicar um jogador a quem o FC Porto deva prestar especial atenção, a escolha de Aloísio é clara. "Infelizmente para o Xavi, o Pedri e o Raphinha não vão poder jogar. O Raphinha estava num excelente momento e seria um dos mais perigosos, mas é inevitável falar do Lewandowski, um jogador experiente, que tem uma relação muito especial com a baliza. E vai para lá dos golos, tem muita capacidade de jogar em associação com os companheiros", aponta o antigo defesa, agora com 60 anos, antes de perspetivar um futuro auspicioso para os dois lusos do plantel do Barcelona. "Olhando para o estilo de jogo do João Félix, o Barcelona é a equipa mais adequada para ele. O Cancelo é um lateral fulgurante, apoia muito o ataque. São jogadores de seleção, que podem marcar um ciclo muito positivo no Barça", remata.