Lesão do argentino atrapalha os planos do técnico para a Supertaça, a juntar à indefinição de outros casos.
Corpo do artigo
Entre as interrogações que se colocam quanto à saída ou não de Gonçalo Ramos e à eventual contratação de um guarda-redes, Roger Schmidt acrescenta-lhe uma dúvida estratégica, que tem a ver com o primeiro jogo oficial da época e com a posição específica de defesa-central.
Ao excesso de opções, juntou-se o período de baixa de Otamendi, que complicou as contas e a planificação do setor recuado para o embate com o FC Porto.
Os encarnados discutem a Supertaça com os azuis e brancos a 8 ou 9 de agosto, pelo que até lá Roger Schmidt irá tentar preparar a dupla do eixo da defesa que considera mais adequada à importância do duelo. À partida, e ainda com seis centrais no plantel, a lógica das opções do treinador na última época aponta para a junção de Otamendi a António Silva. Porém, o argentino chegou lesionado ao Seixal, continua em recuperação no estágio em Inglaterra e, desde hoje, na Suíça, prevendo-se que assim continue durante as próximas duas semanas. Sem a preparação de pré-época, o capitão das águias terá então uma semana para ganhar os índices físicos que lhe permitam ser opção, cenário que não parece, nesta fase, ser um dado garantido.
Acresce a esta situação que António Silva está a ser um jogador muito cobiçado, a exemplo de Morato, o candidato mais forte à substituição de Otamendi, que também está a ser alvo de um ataque cerrado por parte dos ingleses do Fulham. Schmidt não quer perder o canhoto brasileiro, mas o risco mantém-se em cima da mesa, para ele e para o jovem português que partilha, desde a época passada, o estatuto de intocável precisamente com Morato.
No meio da possível "tempestade" de mercado, surge ainda Lucas Veríssimo. Sem jogar com regularidade desde que recuperou de grave lesão no final do ano passado, o defesa de 28 anos admite sair para ter mais oportunidades e o Flamengo equaciona avançar pelo seu empréstimo, sendo desejada na Luz uma venda por 10 milhões de euros ou uma cedência com compra obrigatória por esse valor.
Apesar deste novelo, Schmidt "entrou" com o Southampton, no primeiro jogo de preparação da pré-época, com a dupla Morato-Lucas Veríssimo, tendo deixado para a segunda metade António Silva e Tomás Araújo, que reeditaram a dupla vencedora da Youth League de 2022. Porém, este par nacional tem em vista, sobretudo, a prova a que está a ser submetido o defesa que esteve emprestado na última época ao Gil Vicente.
É no meio desta incerteza, centrada agora em Otamendi, que o técnico das águias irá aproveitar o jogo de hoje com o Basileia e o Torneio do Algarve para acertar agulhas, tendo a Supertaça no horizonte.