Iraniano não falhou qualquer penálti. Entre os portistas, Zé Luís foi quem, no geral, conseguiu melhores números na época passada, mas foram Soares e Marega quem mais faturou. Veja a análise feita por O JOGO.
Corpo do artigo
Depois de Carraça e Cláudio Ramos, o FC Porto continua ativo no mercado de transferências, procurando reforçar o setor ofensivo da equipa, tendo Taremi, do Rio Ave, e Toni Martínez, na lista de jogadores que Sérgio Conceição pretende ter no plantel de 2020/21.
12537900
Os dragões já sabem das condições necessárias para avançar com os respetivos negócios e até poderá mesmo avançar para os dois, mas qualquer acordo está dependente sempre das vendas que a SAD venha a fazer primeiro. O iraniano, de 28 anos, foi uma das maiores revelações da última época em Portugal e, a confirmar-se a transferência, chega ao Dragão para acrescentar poder de fogo e lutar por um lugar no onze de Sérgio Conceição. O espanhol, de 23 anos, também fez uma grande temporada ao serviço do Famalicão, onde se encontra a preparar a nova temporada.
O JOGO olhou para os números dos dois alvos e comparou-os com os três pontas-de-lança do FC Porto - Aboubakar e Fábio Silva ficaram de fora desta análise por terem jogado pouco - e percebe-se, pela infografia que publicamos, que Taremi não só marcou mais golos, como rematou mais (ainda que Zé Luís tenha um média ligeiramente superior de remates enquadrados) do que os portistas, apresentando, ainda assim, uma maior eficácia. No fundo, marcou a cada quatro remates que efetuou. Toni Martínez foi, de todos, o que mais rematou no campeonato passado, mas com uma taxa de sucesso inferior, o que justifica os 10 golos que marcou, contra 18 de Taremi. Porém, o espanhol conseguiu quatro assistências, tantas como Marega.
Dos 18 golos com a assinatura de Taremi, apenas um foi de cabeça e sete foram na marcação de grandes penalidades. Ora aqui há uma enorme diferença para os atuais homens do ataque do FC Porto e também para Toni Martínez. Por um lado, isso reduz a 11 os golos apontados na sequência de cantos, livres e jogadas de bola corrida - o que o coloca ao nível de dos portistas - por outro, a eficácia dos 11 metros acrescenta mais qualidade naquele que tem sido um dos principais problemas dos dragões em que Alex Telles é o único verdadeiro especialista. Taremi, diga-se, não falhou qualquer penálti desde que chegou a Portugal.
Apesar de ter a mesma altura do que Soares (1,87 metros), Taremi ganhou, em média, muitos mais duelos aéreos do que o brasileiro, mas menos do que Marega e Zé Luís. Neste capítulo, Toni Martínez apresenta números mais interessantes do que o iraniano, sendo superado apenas pelo cabo-verdiano do FC Porto. Nos duelos ofensivos, os dois potenciais reforços foram melhores do que os portistas.