Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores de Sporting e Portimonense na vitória leonina (2-1), em partida da 20.ª ronda da I Liga.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Luís Maximiano 6
Exibição socorrista do 81, que no 1-0 pouco podia fazer - ainda tocou na bola no remate de Jackson. Na retina ficam defesas de nível, porém de recurso, a disparos de Ailton (28") e Dener (79") e uma estirada a um cruzamento de natureza... venenosa.
Coates 5
Começou bem, com dois cortes em antecipação, e daí ser estranho que tenha desligado o botão que lhe permitira tão boa leitura de jogo. Com Mathieu a tentar controlar o irrequieto Jackson Martínez nos cruzamentos, não soube onde se posicionar.
Neto 4
Viu Jackson Martínez bailar à sua frente antes de rematar para o 1-0. De resto, um corte a disparo de Dener (37") e pouco mais. Silas tirou-o ao intervalo, abdicando do sistema com três defesas.
Ristovski 5
A cair na vertigem do fora de jogo na primeira parte, acertou a passada na segunda parte, a tempo de chegar com perigo à frente. Os dois remates que fez para fora mereciam talvez outro destino - o coração da área.
Battaglia 6
É da sua cabeça, na sequência de um canto, que surge a primeira oportunidade (3"). Não voltaria a subir muito mais, até porque o miolo pedia um cérebro, tarefa que executou não com mestria, mas com grande qualidade.
Wendel 4
Dificuldades não em ter bola, mas nos "timings" de entrega. Acrescentou a isso a pouca capacidade para se antecipar no 1-0, ao ver a bola passar quando achava que Bruno Costa conseguia dominar.
Acuña 6
Pouco convidativo a deixar passar no seu corredor, fica irremediavelmente ligado à reviravolta, quando descobriu um espaço ao segundo poste onde apareceu Jovane a cabecear, antes de Jadson concretizar... o autogolo.
Rafael Camacho 4
Jogo para esquecer do 7, que resistiu à apatia geral da primeira parte mas foi sentar-se no banco logo a abrir a etapa final, por troca com Plata (60"). Inconsequente, teve apenas um par de arrancadas dignas de registo.
Vietto 6
O argentino só não fez um "partidazo" porque falhou quando se pedia o 2-1, aos 66". De resto, foi o mais rematador do jogo (quatro disparos) e teve pormenores de craque, ainda que sem consequências de maior para os algarvios.
Sporar 5
Chegou há pouco tempo, não conhece o sistema, mas tenta estar sempre no sítio certo, como no 2-1, a pressionar as costas do central Jadson.
Jovane 7
Entrou para dar cor ao ataque do leão e foi da sua cabeça que saiu a bola que terminou no 2-1. Aos 89" rematou ao poste, adjudicando personalidade a uma exibição muito positiva.
Gonzalo Plata 7
Silas fez bem em colocar os miúdos: para lá da cor de Jovane, também houve a de Plata, que, além dos bons dribles, fitou - concretizando - a baliza em três ocasiões.
Doumbia 5
Lançado para cumprir, fê-lo sem mácula.
A FIGURA
Mathieu 7
Um francês que só pedia menos idade...
Começa a parecer heróico aquilo que Mathieu faz em campo: aos 36 anos e em clara derrapagem física - acentuada pelos inúmeros problemas que ficaram para trás -, o francês ainda vai dando para as despesas. Ontem levantou o José Alvalade um par de vezes, primeiro quando, de livre, anulou o 1-0 da equipa algarvia, e depois quando, aos 76", abandonou o tapete devido a incapacidade. Ficam três quartos de jogo cheios de resiliência, um golaço para mostrar aos netos e excelente capacidade para segurar as pontas quando, à sua volta, tudo parecia falhar. Os três pontos são do Sporting, mas também são muito do seu camisola 22.
PORTIMONENSE UM A UM
Gonda 6
Fez três defesas de bom nível que ajudaram o Portimonense a lutar pelo jogo até ao fim.
Anzai 5
Serviu Jackson para o golo dos algarvios com uma boa incursão pelo corredor central, mas viu a sua exibição prejudicada por deixar Jovane sozinho no 2-1.
Jadson 4
Somou alguns lapsos comprometedores, com o golo na própria baliza, que "ofereceu" a vitória ao Sporting, à cabeça.
Lucas 6
Um par de cortes decisivos, onde revelou bom sentido de antecipação.
Henrique 5
Protagonizou várias incursões pelo corredor, mas pecou por tentar fazer tudo sozinho ao invés de soltar a bola para os colegas.
Pedro Sá 4
Fez a falta que originou o golo de Mathieu e perdeu uma bola em zona proibida que quase resultava em golo de Vietto.
Lucas Fernandes 5
Movimentou-se bem no espaço entre o meio-campo e a defesa do Sporting, mas faltou-lhe mais critério no último passe.
Bruno Costa 6
Confortável com a bola nos pés, o médio foi o construtor mais lúcido dos algarvios e empurrou a equipa para a frente com bons slaloms perante Wendel.
Aylton 6
Obrigou Max a boa defesa aos 28" e foi um quebra-cabeças para Acuña, procurando amiúde a linha de fundo para tirar cruzamentos perigosos.
Dener 5
Deu nas vistas com algumas fintas vistosas, mas a sua chama apagou-se rapidamente e não explorou as costas de Ristovski como podia. Aos 79" rematou com perigo, mas esbarrou em Max.
Jackson Martínez 7
O golo, num remate em arco cheio de classe, foi o ponto mais alto de uma exibição em grande, onde soube esconder a bola dos centrais e servir os colegas com qualidade. As limitações físicas continuam bem à vista, mas o tamanho do seu coração transforma-o num perigo à solta que condiciona toda uma defesa.
Fernando 4
Entrou com a missão de refrescar o ataque dos algarvios, mas foi facilmente anulado pelos defesas rivais.
Beto 4
Nenhuma ação digna de registo. Passou completamente ao lado do jogo.
Vaz Tê 4
Foi "abandonado" no ataque e quase nem tocou na bola.