Stan Valckx, antigo internacional neerlandês, jogou nos leões e também no PSV
Corpo do artigo
Tem 60 anos e na década de 90 brilhou no PSV e no Sporting, que se defrontam esta noite, às 20h00, em Eindhoven. Stan Valckx é, por isso, uma das pessoas ideais para fazer a antevisão ao jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões. Em declarações a O JOGO, o antigo internacional neerlandês afirmou que está à espera de uma grande partida nos Países Baixos. “Estou ansioso por este jogo. Vai ser um jogo muito bom de se ver. O PSV gosta sempre de atacar, este Sporting também. São duas equipas que gostam de atacar, por isso vai ser um jogo excitante.”
Valckx deixou ainda elogios a Rúben Amorim. “Parece extraordinário. Ainda é muito novo, mas parece ter muito boas ideias, com uma boa relação com os jogadores. Tem sido fantástico, está a ter o melhor arranque do século XXI do Sporting. Tem um grande futuro pela frente.”
Já sobre Gyokeres, o ex-central acredita que os defesas do PSV não vão impedir o sueco de marcar. “O Sporting tem um ponta-de-lança fenomenal, o Gyokeres. Vai ser difícil para os defesas do PSV marcarem-no, acredito que ele vá marcar um ou dois golos.”
Questionado sobre o central do Sporting que mais o impressionou, Valckx foi rápido a responder. “Diomande. É um jogador muito excitante, é um grande talento. Eu costumo ver os jogos, é um grande talento. Daqui a uns anos vai ser um grande negócio. O Sporting tem vários jogadores que podem sair para os grandes mercados.”
Por fim, desafiado a apostar num resultado, o neerlandês atirou: “3-2 para o Sporting, com dois golos do Gyokeres.”
Valckx jogou no Sporting entre 1992 e 1995 e no PSV entre 1988-1992 e 1995-2000.
Amorim mudou a equipa e o clube
Schaars é outro ex-jogador que atuou no Sporting e no PSV. Hoje é treinador-adjunto do emblema de Eindhoven e, em declarações à ESPN, teve uma afirmação curiosa sobre os leões. “Em termos de apoio popular, é um clube do povo, podemos compará-lo um pouco com o Feyenoord. Uma grande base de apoio dos adeptos. Lembro-me de que jogámos um particular de pré-época no Canadá contra a Juventus. Depois disso, tivemos de ir a um núcleo do Sporting e estavam dez mil pessoas lá. Podes dizer ‘ok é no Canadá’, mas isso diz o quão grande é o clube e como é vivido.”
O antigo médio deixou, também, elogios a Rúben Amorim. “É um treinador jovem, com uma boa visão e tem estado incrível. Mudou algo na equipa e também dentro do clube”, afirmou Schaars.