Vimaranenses empataram em Alcochete, resultado que garantiu a conquista do título nacional
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães empatou este domingo 2-2 em casa do Sporting e conquistou o título de campeão nacional de juvenis, numa partida em que esteve por duas vezes em desvantagem no marcador.
No jogo decisivo, a equipa do Sporting, que precisava da vitória para conquistar o campeonato, pois tinha um ponto a menos do que o adversário, esteve por duas vezes em vantagem, com dois golos de Ronaldo Tavares, mas o V. Guimarães conseguiu sempre igualar, com um bis de Hélder Ferreira.
Numa manhã quente na Academia em Alcochete, foi o Sporting quem entrou melhor no jogo e inaugurou o marcador logo aos sete minutos.
O avançado Ronaldo Tavares aproveitou um erro da defensiva vimaranense, que perdeu a bola em zona proibida, e, isolado, inaugurou o marcador.
Na bancada a assistir ao jogo decisivo estavam os técnicos Marco Silva (Sporting) e Rui Vitória (Vitória de Guimarães), bem como o presidente dos leões Bruno de Carvalho.
O V. Guimarães tentou responder e, aos nove minutos, Tiago Francisco, após a cobrança de um livre, cabeceou ao poste. Na sequência da jogada, o Sporting saiu num rápido contra-ataque e João Mendes, isolado, atirou ao lado.
Aos 21 minutos, a equipa leonina criou de novo perigo para a baliza de Filipe Dinis. O lateral-esquerdo Gonçalo Araújo cruzou, mas Ronaldo Tavares cabeceou por cima da barra.
Na segunda parte, o V. Guimarães chegou ao empate aos 48 minutos. Numa jogada pela direita do ataque, Hélder Ferreira ganhou na velocidade a Guilherme Ramos e rematou sem hipótese para Pedro Silva.
Apenas dois minutos depois, o Sporting regressou à vantagem. Grande jogada pela direita de Francisco Aguilar, que cruzou para o cabeceamento certeiro de Ronaldo Tavares.
Os vimaranenses não desistiam e, aos 64 minutos, estiveram perto do empate. Na sequência de um canto, Denis Martins cabeceou, mas Gonçalo Araújo tirou a bola em cima da linha.
Depois da ameaça, a equipa vimaranense acabou mesmo por chegar de novo ao empate, aos 67 minutos. Cruzamento da direita, Hélder Ferreira rematou ao segundo poste, tendo a bola batido num defesa e traído Pedro Silva.
Até ao final, o Sporting carregou na procura do golo que lhe podia garantir o título, mas o Vitória de Guimarães conseguiu segurar o precioso resultado.