Wolverhampton negoceia com a SAD leonina a compra do médio, que está fora dos planos futuros de Rúben Amorim.
Corpo do artigo
Aos 24 anos, João Maria Lobo Alves Palhinha Gonçalves pode estar na iminência de fazer jus ao primeiro dos seus apelidos.
É que O JOGO sabe que os lobos de Inglaterra, o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo onde atua um verdadeiro esquadrão português, está a negociar com a Sporting SAD os termos de uma transferência.
A perspetiva dos leões passa por encaixar um valor mínimo de 15 milhões de euros - assim a operação se confirme -, com o Braga a ter salvaguardada a sua percentagem de 15% sobre o valor de uma venda, opção válida até meio de setembro, além de opção de preferência por parte dos bracarenses, pese as flutuações na relação entre os dois emblemas.
Sem nunca se afirmar de leão ao peito, o médio cumpre na Cidade dos Arcebispos o seu terceiro empréstimo, após ter passado por Moreirense e Belenenses. Pelos arsenalistas - aos quais foi cedido por duas temporadas -, João Palhinha tem tido o melhor rendimento da carreira, ajudando a elevar o nível da turma minhota, pela qual, de resto, conquistou a Taça da Liga já durante a temporada em curso. Contudo, pese ter convivido com Rúben Amorim em Braga e ao lado deste ter erguido o troféu acima referido, o centrocampista de pendor defensivo não consta do cardápio do jovem técnico que entretanto se mudou de armas e bagagens para Alvalade, o que intensifica a vontade da sociedade verde e branca em transacionar o atleta mediante uma boa oportunidade de negócio.
O jovem que os leões descobriram no Sacavenense e integraram na sua formação em 2012/13 tem suscitado interesse no mercado. Palhinha foi objeto de conversações com o Bétis e os espanhóis ofereceram 10 milhões de euros pela aquisição em janeiro passado, oferta invalidada pelo Braga, que detém capacidade de veto.
Com contrato até 2023 e 60 milhões de euros de cláusula de rescisão, Palhinha está agora com um pé em Inglaterra.
Reaproximação serve para "atalhar" Amorim
Depois da polémica que distanciou Sporting e Braga, as partes reaproximaram-se e retomaram o diálogo no âmbito da operação que poderá levar Palhinha para a Premier League, atalhando caminho para solucionar o pagamento de Rúben Amorim (na foto). Recorde-se que em face do estado de emergência e do impacto financeiro decorrente da covid-19, Salgado Zenha, administrador da SAD leonina, admitiu que os prazos para pagar o treinador não seriam observados.