"Faltam menos de 10 dias e ainda não sei se posso fazer as cinco substituições"
Treinadores e árbitros desconhecem se a Liga pretende avançar para as cinco substituições.
Corpo do artigo
O presidente do Conselho de Arbitragem (CA), Fontelas Gomes, afirmou estar a aguardar por diretrizes da Liga sobre a possibilidade de ser adotada a medida das cinco substituições, aprovada pela FIFA nos inícios de maio. Em declarações no canal 11, da FPF, o chefe da arbitragem dos nacionais de futebol foi claro: "Os árbitros cumprem o que estiver regulamentado, o que for dado como regra. Aguardamos que nos seja dito algo em concreto".
Também Pepa, treinador do Paços de Ferreira, na mesma emissão, afirmou estar à espera de uma decisão da Liga: "Faltam menos de 10 dias para recomeçar o campeonato e ainda não sei se posso ou não fazer as cinco substituições". O técnico é favorável à medida, caso esta avance, e considera que, nesse caso, o número de jogadores suplentes autorizados deveria subir para 20.
Para que a medida possa ser implementada, deveria realizar-se uma assembleia geral para alterações regulamentares, mas a única prevista nas contas da Liga é a que está marcada para dia 9, seis dias depois do reinício do campeonato.
12238801
Conforme O JOGO noticiou, a Liga questionou todos os clubes sobre a possibilidade de avançar nesse sentido, ratificando posteriormente, em reunião magna, a decisão. No entanto, ainda não há qualquer decisão nesse sentido, conforme se percebe dos comentários de Fontelas Gomes e de Pepa sobre o assunto.
O IFAB autorizou, a 8 de maio, as cinco substituições por jogo, em três momentos, tendo em vista a proteção dos jogadores devido à pandemia de covid-19. Ou seja, cada equipa só poderá fazer as cinco substituições em três momentos do jogo, inclusive o intervalo. A liga alemã, que já foi retomada, adotou a medida.