A 21ª edição do evento promovido pela APAF será realizada entre 23 e 25 deste mês.
Corpo do artigo
A apresentação pública da 21º edição do Encontro Nacional Árbitro Jovem, que se realizará entre 23 e 25 de setembro, decorreu este sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Promovido pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), o evento conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Associação de Futebol de Portalegre.
Nesta sessão solene estiveram presentes Luciano Gonçalves, presidente da APAF, Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, e António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O presidente da APAF começou por "agradecer a simpatia, colaboração e disponibilidade do presidente do Município, António Pita, e da restante equipa que o acompanha". Luciano Gonçalves deixou ainda "uma palavra de agradecimento ao presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, elemento fundamental para que, através do seu desejo, esforço e trabalho, fosse possível realizar este importante evento formativo em Castelo Vide". Por fim agradeceu à FPF e ao seu Conselho de Arbitragem pelo "apoio concedido em todos os eventos formativos promovidos pela APAF".
Para Luciano Gonçalves "esta será uma edição especial". O seu programa prevê a presença já habitual de comentadores desportivos, ex. jogadores, árbitros e especialistas em áreas distintas de renome nacional, os quais serão responsáveis por ministrar sessões técnico formativas e proporcionar momentos lúdico culturais. Está ainda previsto "um momento de reconhecimento intergeracional pelas carreiras e dedicação de vários árbitros e ex. árbitros".
O presidente da APAF manifestou o desejo de que eventos como este "se repliquem pelos 22 distritos e se assumam como importante instrumento para garantir melhores desempenhos ao nível do recrutamento e da retenção", à semelhança do que ocorre nesta iniciativa.
Para Daniel Pina, presidente da AF Portalegre, "é muito gratificante receber neste distrito, um evento que vai contribuir para o desenvolvimento da arbitragem distrital e nacional".
Por sua vez, António Pita, presidente da Câmara de Castelo Vide, salientou o facto de ser "uma honra receber um evento de dimensão nacional, na medida que permite e divulgar o território e infraestruturas existentes no concelho."