
Ivan del Val/Global Imagens
João Costa, guarda-redes do FC Porto B, marcou o golo do empate (2-2) frente ao Penafiel.
O FC Porto B empatou a dois golos com o Penafiel na sexta jornada da II Liga. A equipa de Luís Castro garantiu um ponto graças a um golo do guarda-redes João Costa. O guardião subiu à grande área contrária no último suspiro da partida e conseguiu atirar para golo, fazendo o resultado final do jogo.
775030019395559425
O Penafiel esteve duas vezes na frente do marcador, com golos de Pedro Ribeiro, aos 57 minutos, e Fidélis, aos 87, mas Areias, aos 74, e o guarda-redes portista restabeleceram a igualdade, num encontro que acabou em confusão, no centro do campo, e com uma expulsão para cada lado.
A primeira parte acabou com pouca história para contar, havendo apenas duas oportunidades de perigo por parte dos 'dragões'.
A primeira foi protagonizada por Areias, depois de uma jogada de Varela, que fugiu a um adversário e simulou o disparo, encontrando depois o avançado na área, cujo remate sai desviado por um defesa por cima da barra.
Na melhor ocasião de perigo do primeiro tempo, Rúben Macedo surgiu isolado desde o meio campo, após passe de Claúdio, seguiu em direção à baliza e, no frente-a-frente com Ivo Gonçalves, atirou ligeiramente ao lado do poste.
Na segunda parte, foi o Penafiel o primeiro a criar perigo num canto de Gonçalo Abreu, que encontrou João Paulo, para um cabeceamento detido a dois tempos por João Costa.
Aos 57 minutos, Wellington ganhou em força a Luís Mata dentro da área e rematou para uma excelente intervenção de João Costa para canto, do qual surgiu o golo do Penafiel. Colocada ao primeiro poste, a bola foi desviada para uma defesa apertada de João Costa e, na recarga, Pedro Ribeiro 'fuzilou'.
Aos 74 minutos, Rúben Macedo roubou a bola a Kalindi e cruzou rasteiro para o interior da pequena área, onde apareceu Areias a encostar para o fundo da baliza.
Treze minutos mais tarde, Fernando, numa jogada individual, invadiu a área portista e rematou, com a bola a desviar em dois defesas e a encontrar Fidelis, que só teve de encostar para a baliza de João Costa.
No último lance do jogo, num livre lateral, Rui Moreira bateu forte para o interior da área e o guarda-redes João Costa, mais lesto do que todos, fez o empate.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Penafiel, 2-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Pedro Ribeiro, 58 minutos.
1-1, Areias, 74.
1-2, Fidelis, 87.
2-2, João Costa, 90+4.
Equipas:
- FC Porto B: João Costa, Fernando Fonseca, Verdasca, Rui Moreira, Luís Mata, Tomás Podstawski, Fede Varela (Graça, 55), Omar Govea (Tony Djim, 68), Cláudio (Galeno, 55), Rúben Macedo e Areias.
(Suplentes: Mbaye, Rodrigo, Graça, Jorge Fernandes, Sérgio Ribeiro, Tony Djim e Galeno).
Treinador: Luís Castro.
- Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Pedro Ribeiro, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, Hélio (Fernando, 59), André Fontes, Wellington, Fábio Fortes (Fidelis, 71) e Gonçalo Abreu (Rafa Sousa, 83).
(Suplentes: Júlio Coelho, Paulo Bessa, Djibril, Fidelis, Fernando, Edú e Rafa Sousa).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Pedro Vilaça (Viana do Castelo)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Hélio (13), Wellington (44), Areias (72), Romeu Ribeiro (82) e Daniel Martins (90+3). Cartão vermelho direto para Verdasca (depois do final do jogo) e Fidelis (depois do final do jogo).
