Atlético perde em casa com Oriental e desce de divisão

Atlético perde em casa com Oriental e desce de divisão

O Atlético carimbou este sábado a descida ao Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português, ao perder em casa frente ao já despromovido Oriental por 3-2, em partida da 46.ª e última jornada da II Liga.

No 'derby' lisboeta, de bom futebol e bem disputado pelas duas equipas, foi o Oriental que cedo se adiantou no marcador, logo aos três minutos, por intermédio de Fernando, que viu ainda Hugo Firmino alargar a vantagem, aos 20.

Manuel Curto reduziu para o Atlético, aos 26. No segundo tempo, Jorge Ribeiro repôs a igualdade no encontro, aos 58 e, já para lá da hora, aos 90+4, Leonel fez o golo da vitória dos visitantes.

Com este resultado, o Atlético termina o campeonato no 22.º posto da tabela, com 51 pontos e, acompanha na despromoção ao Campeonato de Portugal o Oriental, que ficou na 23ª posição, com 41.

Num jogo marcado pelo regresso de Jorge Andrade à Tapadinha, o agora técnico do Oriental fez regressar à equipar titular Bruno Aguiar e João Varudo, depois da derrota caseira frente ao Varzim, da última ronda.

Já Nilton Terroso fez apenas uma alteração no 'onze' que empatou na visita ao terreno do Famalicão, ao colocar Grenddy no lugar Perozo.

A partida começou, praticamente, com o tento madrugador do conjunto grená. Após uma jogada de insistência de Bruno Aguiar, e de um remate esbarrado na defensiva da casa, a bola sobrou para Fernando, que, perante um desamparado Danilo Lerda, atirou com facilidade para o fundo da baliza (3).

O Atlético, apesar do golo consentido, não se deixou abalar e, Celestino, aos 15 minutos, quase restabeleceu a igualdade, com um cabeceamento fora de área, depois um mau alívio do guardião Rafael Veloso.

O encontro estava repartido, muito disputado e foi, novamente, a formação de Marvila a ampliar a vantagem, à passagem do minuto 20. Na sequência de uma reposição da bola, Hugo Firmino apareceu à entrada da área e, com remate colocado, a bola só parou no fundo das redes, num lance em o guarda-redes Danilo Lerda foi mal batido.

Mas, seis minutos depois, Manuel Curto conseguiu reduzir para o Atlético, ao corresponder com eficácia a um cruzamento de Regula do lado esquerdo.

A segunda parte começou exatamente como a primeira, mas, desta vez, com um tento da equipa da casa. Jorge Ribeiro aproveitou a falha de marcação dos centrais do Oriental e, com um toque subtil de cabeça, bateu Rafael Veloso, repondo a igualdade no marcador, aos 58 minutos.

Já em tempo de compensação, e depois de um ataque rápido, Leonel com um remate forte à entrada da área ofereceu o triunfo ao Oriental, que já não vencia há 14 jogos (90+2).

Jogo disputado no estádio da Tapadinha, em Lisboa.

Atlético - Oriental: 2-3.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

0-1, Fernando, 03 minutos.

0-2, Hugo Firmino, 20.

1-2, Manuel Curto, 26.

2-2, Jorge Ribeiro, 48.

2-3, Leonel. 90+4.

Equipas:

- Atlético: Danilo Lerda, Duarte Machado, Grenddy, Gerevini, Bruno Simão, Celestino, Djikiné (Vouho, 46), Jorge Ribeiro, Regula (Hélio, 62), Curto (Stehb, 73) e Malele.

(Suplentes: Meira, Vouho, Stehb, Hélio, Pierre Mbemba, Pedro Almeida e Nadson).

Treinador do Atlético: Nilton Terroso.

- Oriental: Rafael Veloso, Varudo (Simões, 51), André Almeida, Hugo Grilo, João Pedro, Tiago Mota, Sérgio Duarte, Bruno Aguiar, Leonel, Hugo Firmino e Fernando (Tom, 70).

(Suplentes: Mota, Tom, Peter, Thiago Freitas, Simões e Cajú).

Treinador: Jorge Andrade.

Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Djikiné (27), Grenddy (40), Sérgio Duarte (88)

Assistência: cerca de 450 espetadores.