"Não quero ser mais um a criticar, é fácil falar mal e temos esse defeito"

"Não quero ser mais um a criticar, é fácil falar mal e temos esse defeito"
Tomaz Andrade

Tópicos

Treinador do Vitória insurge-se contra o clima negativo e de suspeição em torno do futebol português e quer mais auto-estima sobre tudo o que envolve a modalidade

Ambiente no futebol português: "Não quero ser mais um a criticar, como constantemente se faz. Quero olhar noutra perspetiva, isto é, encontrar algo de bem no futebol português. É fácil falar mal. Nós, portugueses, temos esse defeito, que é falarmos muito sobre o que é mau; devíamos ter mais auto-estima, porque somos muito bons, seja como jornalistas, treinadores ou atletas... Devíamos valorizar mais o futebol português em vez de criticar e fazer constantemente observações negativas".

Pressão sobre a arbitragem: "Não faço comentários sobre isso. É um tema sobre o qual não gosto de falar, porque defendo que o futebol não deve ser assim. Não quero ser mais um a aumentar o tom de crítica".

Jogo com o FC Porto: "O objetivo do Vitória é sempre o mesmo, jogar para ganhar e conquistar pontos, neste caso contra um adversário de bastante valia em todas as componentes. Temos que ser mais fortes do que o FC Porto e lutar pelo que acreditamos, dando qualidade ao jogo. Vamos fazer tudo para ser mais felizes e marcar mais golos".

Vantagem por jogar em casa: "Não acredito que o factor casa possa fazer diferença. O FC Porto joga em qualquer campo com a intenção de ganhar e é uma equipa fortíssima. Nós, mesmo jogando em casa, sabemos que vamos ter dificuldades devido à valia do adversário, mas acreditamos muito no nosso potencial. Em termos de apoio, sim, vamos estar por cima, mas o que faz a diferença é o desempenho dentro do campo dos atletas".

Desbloqueio na finalização após goleada: "A confiança aumenta quando a equipa marca tantos golos, algo que pode catapultar-nos; pode dizer-nos que as coisas podem acontecer de forma mais regular, mesmo contra adversários que nos ofereçam um grau de dificuldade elevado. Espero bem que isso aconteça. Tivemos a sorte do jogo em Famalicão, mas com muito mérito por parte dos atletas".