Moreno: "O Arouca tem alguns jogadores que cabiam no nosso plantel"

Moreno: "O Arouca tem alguns jogadores que cabiam no nosso plantel"

Mikel Villanueva está recuperado e foi convocado, adiantou o treinador do Vitória de Guimarães na conferência de antevisão do jogo deste domingo, em Arouca, para a sétima jornada da Liga Bwin.

Na antevisão da vista, este domingo, a Arouca, o treinador do V. Guimarães revelou que Mikel Villanueva está recuperado e foi convocado e falou de André Amaro e de Ibrahima Bamba.

Expectativas para o jogo de Arouca

"As expectativas são muito boas, a semana de trabalho correu muito bem, o grupo tem tido um comportamento fantástico. O primeiro passo para percebermos que vamos ter dificuldades em Arouca é que do outro lado está uma equipa técnica muito competente, que já está há três épocas no clube, tem alguns jogadores que cabiam perfeitamente no nosso plantel. Entrámos no campeonato com duas vitórias consecutivas, queremos repetir isso, uma coisa é querer, outra é fazer por o conseguir. E é isso que vamos fazer em Arouca: tentar repetir, consolidar a vitória, melhorar a nossa qualidade de jogo e esperemos que a vitória com o Santa Clara nos possa dar mais tranquilidade."

Que tipo de dificuldades espera diante do Arouca?
"Não conseguimos controlar o que o Arouca vai apresentar, pensamos em nós. Queremos assumir desde o primeiro minuto que queremos ganhar o jogo, mas de forma muito equilibrada. Se quisermos ganhar nos primeiros 10 minutos, podemos desequilibrar-nos. Se ficarmos em desvantagem, pode ser mais difícil recuperarmas sempre de uma forma muito equilibrada. Queremos ser uma equipa que quer ter bola, ter mais remates, mais jogadores na zona de finalização. Foi isso que foi pedido à nossa equipa. Do outro lado há atletas muito interessantes, que querem o mesmo que nós, temos de perceber isso".

Último jogo antes da comemoração do centenário. Uma vitória seria uma boa prenda?
"É verdade, mas não nos focamos nisso. Posso partilhar convosco que foi tema de conversa numa palestra que tivemos com o grupo. Essa questão da gala, do centenário, da paragem, consolidarmos a vitória da semana passada, podermos subir alguns lugares na classificação, tudo isso é muito importante, mas é também importante focarmo-nos jogo e sinto que a equipa está preparada e vai dar uma boa resposta."

Foi treinado por Armando Evangelista. O que lhe vai dizer antes do jogo?

"Antes dos jogos costumo cumprimentar todos os treinadores e desejar sorte para o jogo, à exceção daquele em que me defronta. Conheço o mister Armando, fui jogador, sei da competência dele e reforço que vamos ter dificuldades. Houve uma reformulação no Arouca, mas tem um núcleo duro de jogadores, como o Arsénio, o Basso, o Quaresma, vários jogadores que lhes dá algum suporte e, a par disso, os anos que o mister Armando está no clube, faz-nos perceber que vamos ter muitas dificuldades, como em todos os jogos do nosso campeonato. Desejo-lhe felicidades, mas a partir da jornada de amanhã."
Que tipo de dificuldades espera diante do Arouca?: "Não conseguimos controlar o que o Arouca vai apresentar, pensamos em nós. Queremos ganhar o jogo, mas sempre de uma forma muito equilibrada. Podemos desequilibrar-nos e depois fica mais difícil se ficarmos em desvantagem. Queremos ser uma equipa que quer ter bola, ter mais remates, mais jogadores na zona de finalização. Foi isso que foi pedido à nossa equipa. Do outro lado há atletas muito interessantes, que querem o mesmo que nós, temos de perceber isso".

Já conta com Mikel Villanueva?
"Está recuperado e foi convocado. Ainda não decidimos se será opção, ou não. Está recuperado, vamos decidir se será opção para começar o jogo ou se fica no banco. Os outros lesionados não recuperou mais ninguém."

André Amaro convocado para a Seleção de sub-21
"É fruto de um trabalho meritório de muitas pessoas no cube. O André Amaro teve muitos treinadores. Deve fazer-se perceber ao André Amaro e aos outros atletas, como o Zé Carlos e o Celton, ou outros que foram chamados aos trabalhos dos sub-20, que isto é sinal de competência no trabalho feito na formação. Não nos vamos desviar deste caminho. Acreditamos no seu valor, mas é só uma chamada à Seleção, não se podem iludir. O André Amaro tem tido comportamentos fantásticos, mas estes jovens não se podem iludir por esta chamada à Seleção ou pela sequência de jogos porque o futebol é o presente, a avaliação está dependente do que se faz hoje."

Exibições de Ibrahima Bamba numa posição mais recuada nos últimos jogos
"Isso é claramente um trabalho da equipa técnica. Mas é aqui que devemos manter o equilíbrio e a ponderação quando falamos desses jovens, Há a tendência de ver os miúdos a fazer um ou dois bons jogos e já fazer deles uns craques. Fruto da idade, esses atletas vão cometer muitos erros. Aí, temos de ser equilibrados e não colocar em causa se estão preparados. Não se pode pensar que está tudo perfeito e que o Ibra é um craque. Tem muita coisa para melhorar, como acontece com os outros jogadores. É um trabalho nosso, da estrutura, do clube. Não devemos colocar os jogadores num pico muito elevado, porque depois tem um jogo menos conseguido e pode haver uma queda maior. Temos de fazer perceber ao Ibra que tem condições para subir mais patamares, mas precisa de melhorar muita coisa."