Mikey teve uma estreia de sonho pela República da Irlanda

Mikey teve uma estreia de sonho pela República da Irlanda

Apesar de ter nascido na Escócia, o extremo jogou pela primeira vez pela República da Irlanda.

Mikey Johnston teve uma estreia de sonho pela seleção da República da Irlanda. O extremo do V. Guimarães ajudou os irlandeses a vencer a Letónia, por 3-2, num jogo em que entrou aos 64 minutos para o lugar de Michael Obafemi, jogador dos ingleses do Burnley. Só precisou de 45 segundos para enviar uma bola ao poste e, na recarga, Ogbene marcou o golo da vitória.

A exibição de Mikey teve mais alguns pormenores de enorme categoria. Aos 69", tentou assistir Evan Ferguson, mas um defesa da Letónia antecipou-se e cortou para canto. A jogada mais sensacional estava, porém, guardada para os 84 minutos: num lance genial, passou por um adversário, depois pelo meio de outros dois, rematou e um defesa cortou para canto.

A estreia pela República da Irlanda ganhou maior impacto pelo facto de Mikey ter nascido em Glasgow, na Escócia, e de ter representado aquele país nas seleções de sub-15, sub-19 e sub-21. O extremo vitoriano teve autorização da FIFA para representar a seleção irlandesa por ter dupla nacionalidade, por conta das origens do avô paterno. "Eu e a minha família sempre tivemos orgulho nas nossas raízes irlandesas. O meu avô é de Derry e jogar pela República da Irlanda é algo que me entusiasma", justificou o extremo.

Curiosamente, Mikey está emprestado ao V. Guimarães pelos escoceses do Celtic, mas aceitou o convite para representar a Republica da Irlanda depois de conversar com o selecionador Stephen Kenny.

A exibição do extremo vitoriano convenceu e encantou a Imprensa britânica. O jornal "Daily Record", por exemplo, chamou-lhe "herói". Impressionados, os irlandeses elogiaram a forma como o extremo "serpenteou à frente dos adversários".