Marca de Sérgio Conceição está agora à vista em Guimarães

Marca de Sérgio Conceição está agora à vista em Guimarães

Equipa de Luís Castro não perde há oito jogos e pode igualar, contra o Rio Ave, a sequência estabelecida em 2015/16.

Sem golos sofridos nos últimos quatro jogos, diante de Boavista, Santa Clara, União da Madeira (Taça de Portugal) e Chaves, o V. Guimarães agiganta-se a todos os níveis, justificando o quinto lugar alcançado na última jornada, na sequência da derrota sofrida pelo Rio Ave frente ao Sporting. É a equipa que está há mais tempo sem perder no campeonato (seis jogos) e pode igualar, na receção aos vila-condenses, a segunda maior série de invencibilidade do clube no século XXI (nove partidas), fixada sob o comando de Sérgio Conceição, numa época (2015/16) em que os minhotos tiveram um trajeto muito titubeante e dois treinadores (o primeiro foi Armando Evangelista), terminando a Liga somente na décima posição, com 40 pontos.

A melhor fase dessa equipa apenas envolveu três vitórias, mas implicou jogos contra o FC Porto e o Sporting, dos quais resultaram um triunfo por 1-0 e um empate (0-0), respetivamente, ao passo que na maior sequência positiva desta época, já embelezada com cinco vitórias, a equipa de Luís Castro não defrontou nenhum dos três grandes. Ao ganhar em Chaves, igualou as séries de oito jogos de invencibilidade estabelecidas em 2002/03, com Augusto Inácio; 2007/08, com Manuel Cajuda; 2012/13, com Rui Vitória; e 2016/17, com Pedro Martins. Curiosamente, a melhor sequência do V. Guimarães (11 partidas) desde o início do novo milénio aconteceu numa temporada da má memória para os adeptos. Teve a assinatura de Vítor Pontes, contratado para substituir Jaime Pacheco, e não salvou a equipa da descida de divisão, depois de ter feito história ao apurar-se pela primeira vez para a fase de grupos da Taça UEFA, posteriormente rebatizada Liga Europa.

Ora, é precisamente no capítulo da participação em competições europeias que o Vitória aposta forte. Luís Castro assumiu-o publicamente na Gala dos Conquistadores e deixou entender que pretende ir além do atual quinto lugar.