Campeão angolano a caminho do Vitória de Guimarães

Campeão angolano a caminho do Vitória de Guimarães

Extremo está em fim de ligação ao 1.º de Agosto e já chegou a acordo com a SAD dos minhotos. Mal possa viajar para Portugal, assinará um contrato de longa duração.

O quadro de profissionais do V. Guimarães da próxima época continua a ganhar definição. A sociedade desportiva está envolvida em várias frentes para assegurar reforços, estando para breve o anúncio da contratação do internacional angolano Nélson Luz.

O extremo de 22 anos está em fim de contrato com o 1.º de agosto e será na condição de jogador livre que irá vincular-se aos minhotos, que, no entanto, terão de pagar os direitos de formação ao campeão de Angola em 2018/19 e que estava em segundo lugar, a três pontos do Petro de Luanda, quando o campeonato foi cancelado por causa da pandemia. Por aí, o acordo também é total entre o Vitória e o clube conotado com os militares.

Nove vezes internacional pela principal seleção de Angola e com sete títulos no currículo (quatro ligas, duas taças e uma supertaça), o jogador esquerdino chegou a ser cobiçado por clubes de França e África do Sul, mas o Vitória foi célere nas negociações e já não escapará.

O único passo que falta dar para que a transferência se torne oficial (assinará um contrato de longa duração) é a viagem do atacante para Portugal, não havendo por enquanto certezas quanto ao dia em que tal acontecerá por não terem sido ainda retomadas as rotas aéreas entre Luanda e Lisboa. Está destinado, numa primeira fase, aos bês, podendo saltar essa etapa se a adaptação for rápido, situação que será acompanhada pelo treinador da equipa principal.

Paulo Caculo, repórter do "Jornal dos Desportos" com quem O JOGO falou, aposta na segunda hipótese. "Acredito que terá grande projeção, atingindo o nível do Gelson Dala [cedido pelo Sporting ao Rio Ave]. Tem o mesmo estilo: é muito explosivo, sem qualquer receio de arriscar. É um jogador veloz, muito tecnicista e forte no um contra um.

Joga preferencialmente sobre a ala esquerda; depois, remata muito bem", assinalou o jornalista angolano, garantindo que a lesão que sofreu num tornozelo, afastando-o de vários jogos em 2018/19, já está ultrapassada. "Recuperou bem e fez bons jogos na segunda volta, já nesta época. Era habitual titular", juntou.

DADOS

Jogos: 85
Formado no 1.º de Agosto, despede-se do gigante angolano com 85 partidas e oito golos pela equipa principal.

Champions: 6
Em seis jogos da Liga dos Campeões de África, disputados nesta época, Ficou associado a duas vitórias e dois empates.