Revolução na equipa B do Sporting: fim de ciclo e um plantel novo

Revolução na equipa B do Sporting: fim de ciclo e um plantel novo
Rafael Toucedo/Rui Miguel Gomes

Tópicos

Fornadas sempre a aparecerem e talentos mais jovens em ascensão no clube levam a reciclagem constante, após períodos de avaliação do crescimento e do potencial nas formações secundárias.

A temporada 2020/21 marca o fim de ciclo para alguns atletas do Sporting no clube e a equipa B vai sofrer uma renovação para a próxima época, que implica a saída de vários elementos considerados sem futuro ou possibilidade de ascensão nos verdes e brancos.

Nessas condições estão, ao que O JOGO apurou, Dimitar Mitrovski, Elves Baldé e Mees de Wit, todos em fim de contrato e com os quais o clube não pretende renovar. João Oliveira, a recuperar de lesão mas também com o vínculo a expirar, pode seguir o mesmo caminho.

Após a avaliação contínua no clube nos últimos tempos, o Sporting determinou que estes atletas chegaram ao fim da linha e os próprios, com as oportunidades e subida de patamar bloqueada internamente, também preferem seguir caminho e procurar a sorte noutras paragens.

A debandada na formação B dos leões não se fica pelos jogadores que estão agora em fim de contrato, pois alguns elementos com mais um ano de contrato podem também ser dispensados e sair com acordo amigável, ou seja, com o passe na mão para facilitar colocação, podendo o Sporting ficar com percentagem de venda futura. Nessa condição encontram-se, por exemplo, Edu Pinheiro e Diogo Sousa. Tiago Rodrigues, Diogo Brás ou Tomás Silva podem ter o mesmo destino.

O Sporting tem estado particularmente atento a gerações mais jovens de forma A que os mais novos possam competir em patamares acima dos que lhes correspondem, com passagem pela equipa de Sub-23 e equipa B para serem avaliados para, eventualmente, chegarem à principal. Essugo já se estreou esta época, mas há outros jovens que interessam de cara ao futuro, como Nazinho, Nuno Moreira, entre outros.